Summit, o supercomputador mais rápido do mundo


Os Estados Unidos voltaram ao topo do ranking na disputa pelos computadores mais potentes do planeta com o Summit, o supercomputador mais rápido do mundo.

Todos os anos, a TOP500 divulga uma lista com os 500 computadores mais rápidos do planeta. Este mês, a lista será atualizada e o Summit receberá oficialmente o título de computador mais poderoso do mundo em operação atualmente.


Ele vai destronar o Sunway TaihuLight, a máquina chinesa que detinha o título até o mês passado. Nós já falamos dele aqui quando divulgamos uma lista com os 10 computadores mais rápidos em operação no mundo.

Summit

Summit foi montado pela IBM e já está em operação no Oak Ridge National Lab. Ele será usado para diversas finalidades, mas seu principal foco será no desenvolvimento de aprendizado de máquina e inteligência artificial.

Os números do Summit são impressionantes:

- Ele possui mais de 9 mil processadores IBM Power9
- Tem quase 28 mil chips gráficos Nvidia Tesla V100
- 10 petabytes de memória
- 250 petabytes de armazenamento
- O sistema de resfriamento utiliza 15.000 litros de água
- Ocupa 520 m² do Laboratório Nacional de Oak Ridge

A capacidade de processamento do Summit é de 200 petaflops (400 quatrilhões de cálculos por segundo). Para você ter uma ideia do que isso significa, é cerca de um milhão de vezes mais rápido que um notebook comum e quase mil vezes mais rápido do que o computador mais potente do Brasil, como mostrado no final desse artigo. É um desempenho sem precedentes!
Summit, o supercomputador mais rápido do mundo Summit, o supercomputador mais rápido do mundo Reviewed by Mauro on 9.6.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us