Sunway TaihuLight - O computador mais rápido do mundo


Conheça o supercomputador chinês Sunway TaihuLight, o computador mais rápido do mundo e que é capaz de fazer 145 quatrilhões de cálculos por segundo.

Para conseguir atingir este feito notável, o supercomputador conta com 10 milhões de processadores que são capazes de trabalhar em conjunto para realizar essa quantidade astronômica de cálculos.


O supercomputador possui ainda 1,3 petabyte (1,4 milhão de gigabites aproximadamente) de memória RAM para conseguir manusear os dados.

O Sunway TaihuLight opera no Centro de Supercomputação Nacional e fica localizado na cidade de Wuxi, leste da China e será utilizado para estudar o clima e para pesquisas científicas.

A China está investindo pesado em tecnologia e já possuía o computador mais potente em 2015, capaz de fazer 33 quatrilhões de cálculos por segundo, o Tianhe-2, também conhecido como Milky Way-2, mas que usava tecnologia americana, com chips fornecidos pela Intel.

Este ano, o país asiático foi além e conseguiu fazer o atual supercomputador com tecnologia totalmente produzida no próprio país, um orgulho para os chineses que agora não dependem mais de importar processadores ou outros componentes para ficar entre os melhores e mais rápidos computadores do planeta.


Os 10 Mais Rápidos e Potentes

Esta é a lista com os 10 supercomputadores mais rápidos do mundo atualmente:

1º Sunway TaihuLight - China

2º Tianhe-2 (MilkyWay-2) - China

3º Titan - Estados Unidos

4º Sequoia - Estados Unidos

5º K Computer - Japão

6º Mira - Estados Unidos

7º Trinity - Estados Unidos

8º Piz Daint - Suíça

9º Hazel Hen - Alemanha

10º Shaheen II - Arábia Saudita

265º - Santos Dumont GPU - Brasil

O supercomputador mais rápido do Brasil é o Santos Dumont GPU, capaz de fazer 456 trilhões de cálculos por segundo e possuí 47 TB de RAM. Ele opera no Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis - Rio de Janeiro, e está sendo usado para estudar o vírus Zika, o Mal de Alzheimer e fazer pesquisas sobre a camada de pré-sal.

Para ver a lista completa com os 500 computadores mais rápidos do mundo, acesse Top 500 Supercomputer.
Sunway TaihuLight - O computador mais rápido do mundo Sunway TaihuLight - O computador mais rápido do mundo Reviewed by Mauro on 5.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us