Tempestade de poeira em Marte cobre o planeta inteiro e ameaça o Opportunity


O rover Opportunity pode se perder para sempre por causa de uma mega tempestade marciana. A tempestade de proporções globais está cobrindo todo o planeta com uma fina camada de poeira.

A tempestade de poeira que está assolando Marte está tão intensa que a NASA acaba de reclassificá-la, agora ela está classificada como tempestade de alcance global. Como o próprio nome deixa claro, isso significa que agora, ela está cobrindo o planta inteiro.

A foto tirada pelo telescópio espacial Hubble em 2001 mostra como essas tempestades têm o poder de mudar completamente a aparência do planeta

Isso afeta diretamente o rover Opportunity que depende da luz do Sol para recarregar suas baterias. Caso demore muito, o rover pode congelar completamente e ficar inutilizável, mesmo quando o Sol voltar a bater em seus painéis solares.

Essas tempestades globais acontecem com certa frequência no planeta vermelho. A última tinha ocorrido em 2007, mas já foram registradas outras em 2001 e em anos anteriores.

Elas podem durar apenas alguns dias, mas também podem demorar anos para se dissiparem. O fenômeno ocorre normalmente no hemisfério Sul do planeta vizinho, geralmente durante a primavera ou verão.

Nessa época, Marte fica mais próximo do Sol e a diferença de temperatura na superfície provoca ventos acima do normal, levantando uma poeira fina, quase como se fosse um talco, que demora muito tempo para assentar-se novamente no solo.

Hoje, essa camada de poeria, que pode chegar a 60 km de altura, está maior e mais espessa. A NASA perdeu contato com o Opportunity e acredita que só conseguirá contactá-lo novamente quando o céu acima dele estiver limpo novamente.

O outro rover que está em Marte, o Curiosity, está bem, pois ele usa uma bateria nuclear como fonte de alimentação para se locomover pelo solo marciano. Os pesquisadores da NASA estão contentes que ele continua ativo e estão aproveitando para aprender mais sobre essa poeira e sobre o planeta vermelho em geral.

Curiosity tirando uma selfie no meio da tempestade marciana

A NASA divulgou a foto acima, uma selfie do Curiosity em altíssima resolução, é bem legal dar zoom para ver detalhes incríveis, tanto do rover quanto da paisagem marciana.

Agora, só nos resta esperar para ver se o Opportunity conseguirá resistir até a poeira baixar e o Sol bater novamente em seus painéis para acordá-lo para mais um dia de trabalho solitário no longínquo planeta vermelho.

Para saber mais detalhes sobre a tempestade em Marte, acesse Epic Dust Storm on Mars Now Completely Covers Red Planet
Tempestade de poeira em Marte cobre o planeta inteiro e ameaça o Opportunity Tempestade de poeira em Marte cobre o planeta inteiro e ameaça o Opportunity Reviewed by Mauro on 23.6.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us