A estrela individual mais distante já observada no Universo


O telescópio espacial Hubble acaba de fazer história mais uma vez, agora, com a descoberta da estrela mais distante do Universo. É mais um recorde para sua enorme coleção de feitos notáveis.

A observação foi feita com a ajuda de lentes gravitacionais, que é quando a luz é curvada pela gravidade de uma ou várias galáxias, e funciona como uma lente de aumento, ampliando os objetos que se encontram nos confins do Cosmo.


O nome oficial da estrela longínqua é MACS J1149+2223 Lensed Star 1, mas a equipe que a descobriu apelidou-a de Icarus.

O que se sabe até agora é que Icarus é uma supergigante azul e está localizada a 9 bilhões de anos-luz da Terra. A luz que estamos vendo agora, foi gerada quando o Universo tinha apenas 30% da idade atual, quando ela brilhava com todo seu esplendor.

Como sabemos, as supergigantes azuis vivem pouco, apenas alguns milhões de anos. Isso significa que Icarus, a estrela mais distante até agora já registrada, já deve ter se transformado em uma supernova ou, até mesmo, em um buraco negro há muito tempo, provavelmente há bilhões de anos.
A estrela individual mais distante já observada no Universo A estrela individual mais distante já observada no Universo Reviewed by Mauro on 8.6.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us