O material mais forte do mundo: 10 vezes mais resistente que o aço


Pesquisadores do MIT criam um material tão resistente que é 10 vezes mais forte que o aço e é extremamente leve, tem apenas 5% de sua densidade. Se este não é o material mais duro, com certeza está entre um dos mais fortes do mundo.

O material poroso, feito de grafeno, foi desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT, em inglês) e ainda não possui um nome oficial. Além de ter uma resistência fora do comum, o objeto é muito, muito leve: tem apenas 5% da densidade do aço.


Estas duas características combinadas (resistência e leveza), fazem do novo objeto um dos fortes (o trocadilho foi sem querer hehehe) candidatos a ser o material campeão de uso no futuro, já que poderia ser utilizado em inúmeras aplicações: aviação, construção civil, fabricação de automóveis, smartphones, etc.

O grafeno é o material mais duro do mundo, ganhando, inclusive, do diamante que é famoso por seu grau de dureza. Outra propriedade interessante do grafeno é que ele tem condutividade elétrica maior que a do cobre e é mais flexível que a borracha.

O vídeo abaixo mostra os cientistas do MIT realizando testes para verificar a resistência do novo material produzido por eles.


Como se não bastassem todas estas qualidades, o grafeno é apenas uma das formas do carbono, uma das substâncias mais abundantes do universo. Todos nós sabemos que quanto mais abundante uma substância, menor o seu custo.

Segundo Markus Buehler, diretor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do MIT, o que impossibilitou o uso de grafeno em larga escala é a sua natureza bidimensional. E foi justamente este o pulo do gato dos pesquisadores do MIT, eles conseguiram comprimir flocos de grafeno (forma bidimensional de átomos de carbono), fundindo-os e transformando-os em uma estrutura tridimensional.

Este formato único em 3D, parecido com uma esponja, não é por acaso. Ele dá leveza ao material (já que é muito poroso) enquanto o torna um recordista, um dos materiais mais fortes e duros já fabricados pelo homem.

Fonte: Researchers design one of the strongest, lightest materials known
O material mais forte do mundo: 10 vezes mais resistente que o aço O material mais forte do mundo: 10 vezes mais resistente que o aço Reviewed by Mauro on 17.1.17 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us