Libere a RAM do Android - Limite apps rodando em segundo plano


Controle o número de apps que ficam executando em segundo plano para liberar memória RAM, evitar travamentos, reduzir lags em jogos e economizar bateria.

O Android fornece um jeito muito fácil de limitar os aplicativos que podem ficar rodando em segundo plano. Este recurso é muito útil se seu celular tem pouca memória RAM.


Ative as opções do desenvolvedor

O recurso está disponível apenas quando as opções do desenvolvedor estão ativadas. Para ativar, vá nas configurações e toque em "Sobre o telefone" (é a última opção).

Agora, procure a opção "Número da versão" ou "Número de compilação" e toque nela 7 vezes seguidas. Vai aparecer uma mensagem avisando que o modo de desenvolvedor foi ativado. Volte a tela anterior e o modo de desenvolvedor estará disponível.

É importante você ter em mente que esse modo não vem "escondido" à toa. Ele dá acesso a configurações importantes, portanto, não mexa em nada que você não saiba para que serve.

Limitando atividades e processos em segundo plano

Toque em "Opções do desenvolvedor" e desça até o final das opções. Lá, você encontrará duas configurações que têm um impacto muito forte no desempenho do celular:
  • Não manter atividades
    Marcando esta opção, assim que você sair de um aplicativo, todas as atividades serão encerradas. Esta é uma poderosa ferramenta para quem está com problemas de lags em jogos.

Se seu celular está com lag e travando na hora de jogar games pesados, ative esta opção e veja como o desempenho irá melhorar muito.
  • Limitar processos em segundo plano
    Toque nesta opção para limitar o número de processos em segundo plano. As opções são:

O limite padrão, sem processos em segundo plano e 1, 2, 3 ou 4 processos no máximo.

Minhas recomendações:

1. Se o seu celular está funcionando normalmente, deixar no limite padrão é a melhor escolha.

2. Vai jogar game pesado que o celular tem dificuldades de rodar: ative a opção "Sem processos em segundo plano". Depois que terminar de jogar, talvez seja uma boa reativar o limite padrão.

3. Seu celular tem pouca memória RAM: limite o número de processos. Quanto menos memória, menos processos devem ficar executando em segundo plano.

Vantagens e desvantagens

A maior vantagem de limitar aplicativos é deixar a RAM livre para ser usada onde mais precisa.

A desvantagem é que se você desativar todos os aplicativos em segundo plano, o celular irá demorar um pouco mais para abrir o aplicativo, já que ele estava completamente parado.

Por outro lado, o aplicativo demora mais para abrir, mas quando abre, ele roda lisinho, sem lags e sem travar, já que não tem nenhum aplicativo rodando em segundo plano.
Libere a RAM do Android - Limite apps rodando em segundo plano Libere a RAM do Android - Limite apps rodando em segundo plano Reviewed by Mauro on 26.12.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us