James Webb: o maior e mais potente telescópio do mundo


Saiba qual é sua potência, seu tamanho, a data de lançamento e onde vai orbitar o telescópio espacial James Webb, o telescópio com maior alcance do mundo.

O sucessor do Hubble impressiona pelas dimensões enormes. Tem uma altura de 12 metros, sua área de isolamento é de 24 metros quadrados e seu espelho principal possui 6,5 metros de diâmetro.


Tudo isso junto, fazem do James Webb o maior telescópio espacial. Ele é o mais potente do mundo e o que possui maior alcance atualmente.

O telescópio vai operar no comprimento de ondas na faixa do infravermelho, para isso ele precisa estar completamente frio. A área de isolamento possui um fator de proteção solar equivalente a um milhão, isso manterá o telescópio a -234 graus Celsius.


Os espelhos do James Webb foram construídos à base de berílio, tornando-o mais leve e mais resistente. Além disso, uma fina camada de ouro com cerca de 1000 átomos de espessura cobre sua superfície.

O ouro tem ótima refletividade de raios infravermelhos, (justamente o comprimento que o telescópio irá operar) por isso foi aplicado, além de dar todo um charme ao telescópio, que ficou a cara da riqueza hehehe.


Ele vai concentrar seu trabalho no comprimento de ondas infravermelho, que são justamente as que conseguem viajar mais longe no espaço.

Juntando isso, ao fato dele possuir uma tecnologia mais avançada e uma área maior de captação de luz, o James Webb é cerca de 100 vezes mais potente do que o poderoso Hubble.

James Webb - O telescópio com maior alcance

Se você levar em consideração que o Hubble já é um supertelescópio, e o James Webb é 100 vezes mais poderoso, dá para ter uma noção do quanto o novo telescópio é potente, ele não é só o maior, mas também é o que tem o maior alcance do mundo atualmente.

A missão

A missão do James Webb será observar galáxias que estão a mais de 13.5 e 13.6 bilhões de anos-luz, observar a atmosfera de exoplanetas e fornecer dados para ajudar a entendermos melhor a matéria e energia escura.

Mesmo com o nome sendo uma homenagem a James Webb, que foi o segundo administrador da NASA, o telescópio é fruto de uma parceria internacional entre a NASA (Agência Espacial Americana) ESA (Agência Espacial Européia) e a Agência Espacial Canadense.


Data e órbita

O telescópio será lançado em Outubro de 2018, na Guiana Francesa a bordo do foguete Ariane 5, da ESA. Ele orbitará o Sol a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, em um ponto conhecido como Ponto de Lagrange L2.

Ele deve demorar um mês para chegar ao local de sua órbita, depois serão precisos mais alguns meses para que ele esfrie totalmente e sejam feitos alguns testes.

Tudo isso demora, mas quando ele entrar em operação, ele vai ser o maior e mais potente telescópio em operação no espaço.
James Webb: o maior e mais potente telescópio do mundo James Webb: o maior e mais potente telescópio do mundo Reviewed by Mauro on 16.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us