Andorinhão-preto faz o voo mais longo da história


O pequeno andorinhão-preto é um pássaro pequenino, mas capaz fazer um feito gigante: passar 10 meses voando sem parar para nada, não para nem para comer e, pasmem, nem mesmo para dormir!

O pássaro passa dois meses nidificando na Europa, depois parte para a África em um voo que pode levar até 10 meses sem tocar o solo, batendo o record de tempo e distância em um voo ininterrupto.


Voo ininterrupto, mas não para todos!


Alguns andorinhões-preto param para dormir por algumas poucas noites durante a jornada, mas outros são mais extremos e fazem a jornada inteira sem descansar, ou melhor, descansam em pleno voo.

Estas descobertas só foram possíveis graças a rastreadores minúsculos e super leves (como mostrado no vídeo), capazes de rastrear o pássaro sem afetar seu rendimento.


Os cientistas acreditam que os andorinhões-pretos utilizam uma técnica semelhante a dos golfinhos, que desligam partes do cérebro para dormir enquanto mantém a outra ativa, já que precisam emergir para respirar.

Isso significa que, de algum modo, o pássaro consegue descansar, quiçá dormir, em pleno voo!
Andorinhão-preto faz o voo mais longo da história Andorinhão-preto faz o voo mais longo da história Reviewed by Mauro on 1.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us