A hipergigante vermelha UY Scuti, a maior estrela do Universo


Durante muito tempo VY Canis Majoris foi a maior estrela conhecida no Universo observável. Ela perdeu este posto para a UY Scuti que é hoje a maior estrela conhecida atualmente.

Classificada como hipergigante vermelha, uma categoria acima da supergigante. Esta estrela tem um raio 1.708 vezes o do nosso Sol. Seu tamanho é de 1 bilhão de quilômetros.


Se UY Scuti estivesse no centro do Sistema Solar, sua borda ficaria entre Júpiter e Saturno. Esta imagem mostra como o Sol, com um raio de 695.500, fica pequeno quando comparado a esta hipergigante.


Embora seja extremamente grande, UY Scuti tem "pouca" massa, aproximadamente 30 massas solares.

Para você ter uma ideia, a estrela com mais massa é a R136a1 que tem 256 a massa do Sol concentrada em uma raio apenas 30 vezes o seu tamanho.


Localizada na Constelação de Scutum, cerca de 9.500 anos luz da Terra, UY Scuti ultrapassou VY Canis Majoris que tem um raio de 1.420 vezes o do nosso Sol e que foi durante muito tempo conhecida como a maior estrela do Universo.

Fonte: What is the biggest star in the Universe? - Phys.org
A hipergigante vermelha UY Scuti, a maior estrela do Universo A hipergigante vermelha UY Scuti, a maior estrela do Universo Reviewed by Mauro on 8.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us