Monte Everest - Altura, Fotos e Curiosidades


Todo mundo sabe que o ponto mais alto da Terra é o Everest. Veja agora a altura exata desta montanha, admire algumas das mais belas imagens já feita do pico e descubra algumas curiosidades interessantes que muitas pessoas desconhecem.


Monte Everest

Apesar de ser o mais alto, o Everest perde em perigo para o K2 que é a montanha mais perigosa da Terra. Veja agora algumas curiosidades sobre o Everest:

O Major General Andrew Scott Waugh batizou a montanha com o nome Everest em homenagem ao Coronel Sir George Everest. Os dois ficaram imortalizados para sempre. O primeiro por ter nomeado o pico, o segundo por receber esta homenagem gigantesca (literalmente).

Localização

A montanha está localizada na Ásia, mais precisamente na cordilheira do Himalaia, fazendo fronteira com a China (Tibete) e Nepal.

Qual a Real Altura do Monte Everest?

Muito se tem discutido sobre a verdadeira altura da montanha, tudo por causa da neve que dificulta uma medição precisa e definitiva. De qualquer forma, o que vale mesmo é a medida oficial, que é de 8.848 metros acima do nível do mar.

A montanha continua crescendo, cerca de meio centímetro por ano. Isso porque ela é resultado da colisão de duas placas tectônicas que estão colidindo lentamente.

Desbravadores!

A primeira ascensão foi realizada no dia 29 de maio de 1953, o neozelandês Edmund Hillary (chefe da expedição) e o sherpa Tenzing Norgay foram os primeiros homens a conseguirem escalar a montanha com sucesso (entenda-se voltar vivo).

A primeira mulher a atingir o topo foi a japonesa Junko Tabei, no dia 26 de maio de 1975.

Os primeiros brasileiros a conseguirem esta façanha foram Waldemar Niclevicz e Mozart Catão, no dia 14 de maio de 1995.

Temperatura no Pico

A altitude elevada faz a temperatura média despencar, ficando entre -40 ºC e -50 ºC. Some-se a isso um vento cortante de 162 Km/h em média e você entenderá porque a escalada é um feito para poucos.

Veja agora algumas das imagens mais lindas já tiradas desta poderosa montanha, são fotos que mostram todo o esplendor e beleza que só a natureza em seu estado mais selvagem pode nos mostrar.

Nuvens sobre a montanha

Himalaia visto do espaço

Rota com pontos de paradas

Alpinista

Quando eu era pequeno, li em um livro que existe uma placa no topo do Everest com a seguinte mensagem:

Frase no Topo do Everest

Se a tal placa existe de verdade eu não sei, mas uma coisa é certa, escalar e chegar ao topo desta maravilha da natureza é para poucos, muito poucos!
Monte Everest - Altura, Fotos e Curiosidades Monte Everest - Altura, Fotos e Curiosidades Reviewed by Mauro on 29.5.13 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us