Dinossauro mais antigo do mundo é encontrado no Brasil


O fóssil do dinossauro mais antigo a pisar na face da Terra foi encontrado e, o melhor de tudo, aqui no Brasil, mais precisamente no interior do Rio Grande do Sul.

A descoberta foi feita por pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia da Universidade Federal de Santa Maria (Cappa/UFSM) e divulgada recentemente em uma reportagem da Rede Globo.


O fóssil tem mais de 230 milhões de anos e é um predador do grupo dos Herrerasauridae. Essa espécie é do período Triássico e são uma das primeiras espécies de dinossauros predadores.

Ele media 3 metros de comprimento e um metro e meio de altura, veja uma imagem que representa como ele era em todo seu esplendor.


Ele foi encontrado em São João de Polêsine, uma pequena cidade de pouco mais de 2500 habitantes, localizada no interior do Rio Grande do Sul.

O fóssil está muito bem preservado e, segundo o paleontólogo Sérgio Cabreira, não houve alterações da forma, ossos e dos dentes do predador. Até resquícios da cor foram preservados.


Foram necessários três anos para remover os sedimentos da rocha sem comprometer o fóssil, mas valeu a pena o trabalho, hoje eles estão com o esqueleto quase intacto desse incrível ser que foi extinto da face da Terra há muitos milhões de anos.
Dinossauro mais antigo do mundo é encontrado no Brasil Dinossauro mais antigo do mundo é encontrado no Brasil Reviewed by Mauro on 12.11.19 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us