20 novas luas - Saturno ultrapassa Júpiter e agora é o planeta com mais satélites


Não foram uma, nem duas, nem três. Foram logo 20 novas luas anunciadas em uma só tacada. Saturno desbanca Júpiter e agora é, oficialmente, o planeta que mais tem satélites no Sistema Solar.

O anúncio foi feito ontem (07) pelo Minor Planet Center, da União Astronômica Internacional. Agora, Saturno tem 82 luas, contra 79 de Júpiter.


Os satélites foram descobertas usando alguns dos maiores telescópios do mundo, incluindo o gigantesco Subaru, que fica localizado em Mauna Kea, no Havaí.

As luas que foram descobertas recentemente têm entre 3 e 4 km de diâmetro e, como você pode ver na imagem abaixo, é bem difícil de descobri-las, mesmo usando os melhores telescópios da Terra.


As órbitas de três delas é progressiva (movendo-se na mesma direção da rotação de Saturno) e 17 têm órbitas retrógradas (movendo-se no sentido oposto ao do planeta).

Eu, particularmente, não acho que essas 'pequenas' rochas deveriam ser chamadas de luas. É claro que minha opinião não conta, mas esses objetos descobertos deveriam ser classificados como asteroides e não luas.

Lua deveria ser apenas aqueles objetos grandes o suficiente para adquirir a forma arredondada (se eu não me engano, isso acontece com corpos com mais de 900 km de diâmetro).

Como minha opinião não conta, só me resta dar os parabéns a Saturno que, além de ser o Senhor dos Anéis, agora é também o Senhor das Luas!
20 novas luas - Saturno ultrapassa Júpiter e agora é o planeta com mais satélites 20 novas luas - Saturno ultrapassa Júpiter e agora é o planeta com mais satélites Reviewed by Mauro on 8.10.19 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us