Enquanto em São Paulo falta emprego, no Japão está sobrando vagas


As coisas não estão fáceis para quem está procurando emprego em São Paulo, prova disso são as filas gigantes de desempregados que estavam tentando conseguir uma das 4.000 vagas oferecidas no 'Mutirão do Emprego' que o Sindicato dos Comerciários de São Paulo fez hoje.

Curiosamente, no outro lado do mundo ocorre o oposto: sobra empregos, faltam trabalhadores. Na Terra do Sol Nascente, está tendo uma escassez de mão de obra nas áreas de construção, agricultura, enfermagem, cuidado de idosos e trabalho doméstico.


Atualmente, existem 1,28 milhões de trabalhadores de outros países trabalhando no Japão, isso representa cerca de 2% da mão de obra do país. Mas esse número deve aumentar em breve, pois Shinzo Abe, primeiro-ministro do país, está tornando mais fácil a entrada de trabalhadores estrangeiros pouco qualificados.

Segundo o The Japan Times, o objetivo é aumentar em 500 mil o número de trabalhadores imigrantes até 2025. Tudo isso para evitar que mais fábricas continuem fechando por falta de trabalhadores. Em 2017, 114 empresas interromperam suas atividades por falta de pessoas para ocupar as vagas disponíveis.

O governo japonês deixa bem claro que facilitará a entrada no país apenas para trabalho, portanto, não pense que está mais fácil ir morar no Japão definitivamente, pois as barreiras para a estadia a longo prazo permanecem fortes.

Existem 162 ofertas de trabalho para cada 100 pessoas que procuram emprego no Japão. Bem diferente de São Paulo que faltam vagas e sobram trabalhadores desempregados, a ponto de formar filas gigantes de gente em busca de emprego.

É impressionante ver que sobra emprego, mesmo com esse mar de gente, como mostrado nessas câmeras ao vivo de Tóquio que mostram um dos maiores formigueiros humanos que há na Terra.
Enquanto em São Paulo falta emprego, no Japão está sobrando vagas Enquanto em São Paulo falta emprego, no Japão está sobrando vagas Reviewed by Mauro on 6.8.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us