Chuvas de Granizo com pedras gigantes, como elas se formam?


A maior chuva de granizo que aconteceu no mundo foi em Bangladesh, em 1986. Pedras de gelo gigantes, pesando até um quilo, mataram 92 pessoas. Saiba mais sobre esse fenômeno meteorológico que causa prejuízos e fere pessoas todos os anos em várias partes do planeta.

As chuvas de granizo mais comuns produzem pedras do tamanho de uma ervilha. Esses casos em que as pedras de gelo ficam enormes, capazes até de matar pessoas e animais acontecem com pouca frequência, para nossa sorte!


O caso de Bangladesh foi em 1986, mas mais recentemente, em julho deste ano, 15 pessoas foram mortas na China, vítimas desses blocos de gelos que despencam dos céus e podem assumir tamanhos assustadores, como você pode conferir neste vídeo:


A qualidade não é das melhores, mas é o vídeo que mostra com mais clareza o poder destruidor dessas chuvas de granizo.


Outro caso extremo aconteceu no dia 12 de julho de 1984, em Munique, Alemanha. Neste dia, caiu uma das tempestades de granizo mais violentas do mundo. Ela causou um prejuízo de mais de um bilhão de dólares: centenas de árvores foram partidas, 70 mil telhados precisaram de reparos, 250 mil carros ficaram amassados (muitos tiveram os vidros quebrados) e quase 400 pessoas ficaram feridas.


Como se formam

Este vídeo explica claramente como se forma o granizo, nele você consegue entender facilmente os processos que ocorrem dentro da nuvens cúmulos-nimbos para que algumas pedras fiquem tão grandes:


Recordes

A maior pedra de granizo registrada oficialmente caiu em 23 de julho de 2010, em Vivian, Dakota do Sul, nos Estados Unidos. A bola de gelo gigante que caiu do céu tinha 20 cm de diâmetro, 47,3 cm de circunferência e pesava 879 gramas.


A pedra de granizo mais pesada do mundo foi registrada em Bangladesh, no dia 14 de abril de 1986. O mesmo fenômeno que matou 92 pessoas, produziu a maior chuva de granizo do mundo e a maior e mais pesada pedra de gelo que já caiu do céu em todo o planeta. Infelizmente, não fizeram medições, apenas a pesaram antes que ela derretesse e ela chegou a pesar um quilo, batendo o recorde mundial de peso.

Felizmente, chuvas de granizo com pedras gigantes, como a que aconteceu em Bangladesh, são raras, o mais comum são pedras de gelo do tamanho de uma ervilha e moedas de 10 centavos. As grandes que ficam do tamanho de bolas de beisebol ocorre raramente e as maiores do mundo, que chegam a pesar quase um quilo são raríssimas.

Fonte: National Weather Service e NOAA
Chuvas de Granizo com pedras gigantes, como elas se formam? Chuvas de Granizo com pedras gigantes, como elas se formam? Reviewed by Mauro on 14.8.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us