Número de mortos pela gripe suína (H1N1) explode em São Paulo


O número de mortos por causa da gripe H1N1 em São Paulo, já é maior do que em todo o ano passado. Em todo o Brasil, os números também são preocupantes, mais de 800 mortes.

A gripe suína, um tipo de influenza causado pelo vírus H1N1, é uma doença causada pela mutação do vírus da gripe. Os sintomas são parecido com os da gripe comum, mas ela pode evoluir para um quadro mais grave, podendo levar à morte, por isso a importância de tomar a vacina para se proteger.


O aumento dos casos se deve exatamente pela baixa procura para tomar a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. A procura está menor que o esperado em todos os estados, mesmo sendo oferecida gratuitamente nos postos de saúde.

Os números da gripe suína em São Paulo

A prefeitura de São Paulo está montando postos volantes de vacinação contra a gripe e febre amarela para aumentar a adesão da população à vacinação. A meta é vacinar 90% das pessoas do público alvo, mas até agora, só atingiu 78,8% da população.

No ano passado, apenas uma pessoa morreu em decorrência de complicações devido ao vírus da gripe H1N1 em São Paulo. Este ano, o número de mortos já subiu para 42 casos fatais e ainda estamos na metade do ano.

Pelo tamanho de São Paulo, pode parecer pouco, mas lembre-se de que esses óbitos são apenas no estado de São Paulo e por uma doença que tem vacinação gratuita oferecida pelo governo.

Os números da gripe H1N1 no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou em seu último boletim que, em 2018, já foram registrados 4.680 casos da perigosa gripe em todo o país, com 839 mortes.

Estes são os estados que mais tiveram casos de gripe H1N1:
  • São Paulo - 1.702
  • Paraná - 432
  • Goiás - 378
  • Ceará - 376
Estes são os estados que tiveram a menor procura pela vacinação:
  • Roraima - 67,1%
  • Rio de Janeiro - 77,9%
  • Acre - 79,1%
Os médicos reforçam a importância de tomar a vacina, pois quem não toma, coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas, pois uma pessoa vacinada, acaba protegendo indiretamente quem não tomou.

Se você tem alguma dúvida sobre a gripe H1N1, acesse essa página da Fiocruz: Gripe H1N1: dúvidas frequentes sobre a vacinação
Número de mortos pela gripe suína (H1N1) explode em São Paulo Número de mortos pela gripe suína (H1N1) explode em São Paulo Reviewed by Mauro on 24.7.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us