Número de mortos pela gripe suína (H1N1) explode em São Paulo



O número de mortos por causa da gripe H1N1 em São Paulo, já é maior do que em todo o ano passado. Em todo o Brasil, os números também são preocupantes, mais de 800 mortes.

A gripe suína, um tipo de influenza causado pelo vírus H1N1, é uma doença causada pela mutação do vírus da gripe. Os sintomas são parecido com os da gripe comum, mas ela pode evoluir para um quadro mais grave, podendo levar à morte, por isso a importância de tomar a vacina para se proteger.


O aumento dos casos se deve exatamente pela baixa procura para tomar a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. A procura está menor que o esperado em todos os estados, mesmo sendo oferecida gratuitamente nos postos de saúde.

Os números da gripe suína em São Paulo

A prefeitura de São Paulo está montando postos volantes de vacinação contra a gripe e febre amarela para aumentar a adesão da população à vacinação. A meta é vacinar 90% das pessoas do público alvo, mas até agora, só atingiu 78,8% da população.

No ano passado, apenas uma pessoa morreu em decorrência de complicações devido ao vírus da gripe H1N1 em São Paulo. Este ano, o número de mortos já subiu para 42 casos fatais e ainda estamos na metade do ano.

Pelo tamanho de São Paulo, pode parecer pouco, mas lembre-se de que esses óbitos são apenas no estado de São Paulo e por uma doença que tem vacinação gratuita oferecida pelo governo.

Os números da gripe H1N1 no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou em seu último boletim que, em 2018, já foram registrados 4.680 casos da perigosa gripe em todo o país, com 839 mortes.

Estes são os estados que mais tiveram casos de gripe H1N1:
  • São Paulo - 1.702
  • Paraná - 432
  • Goiás - 378
  • Ceará - 376
Estes são os estados que tiveram a menor procura pela vacinação:
  • Roraima - 67,1%
  • Rio de Janeiro - 77,9%
  • Acre - 79,1%
Os médicos reforçam a importância de tomar a vacina, pois quem não toma, coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas, pois uma pessoa vacinada, acaba protegendo indiretamente quem não tomou.

Se você tem alguma dúvida sobre a gripe H1N1, acesse essa página da Fiocruz: Gripe H1N1: dúvidas frequentes sobre a vacinação
Número de mortos pela gripe suína (H1N1) explode em São Paulo Número de mortos pela gripe suína (H1N1) explode em São Paulo Reviewed by Mauro on julho 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário


Contact Us