Melhores Escolas, Faculdades e Universidades de Ensino a Distância (EAD) em 2018


Apenas 11 instituições de ensino a distância (EAD) tiraram nota máxima no MEC, veja quais são as melhores faculdades, escolas e universidades do Brasil, as que possuem os melhores cursos em 2018.

É muito importante escolher uma instituição com boas notas na hora de escolher onde você vai se matricular para cursar sua faculdade, MBA ou curso técnico de segundo grau a distância. Uma boa escolha agora, é garantia de bons empregos no futuro, portanto, leia este artigo com atenção.


O Ministério da Educação (MEC) avalia as faculdades através de dois critérios: o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito da Instituição (CI). O IGC é a média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. O CI é a avaliação in loco da entidade de ensino feita por especialistas do ministério da educação.

As melhores instituições de EAD

Para cada um dos critérios (IGC e CI), é atribuído uma nota de 1 a 5. Escolas que conseguem atingir um conceito igual ou superior a 3 são avaliadas de boa qualidade e as que conseguem a nota máxima (5), são consideradas as melhores.

Segundo o MEC, estas são as 11 instituições (públicas e privadas) que tiraram nota máxima (5), são consideradas as melhores escolas, faculdades e universidades de ensino a distância do Brasil:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
  • Universidade Federal de São Paulo (São Paulo)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte)
  • Universidade Federal de Lavras (Lavras)
  • Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas)
  • Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas (Rio de Janeiro)
  • Escola de Administração de Empresas - FGV (São Paulo)
  • Faculdade FIA de Administração e Negócios (São Paulo)
  • Escola Brasileira de Economia e Finanças (Rio de Janeiro)
  • Fucape (Vitória)
  • Escola de Economia de São Paulo (São Paulo)

As universidades que aparecem nesta lista são todas públicas e as outras instituições, são todas privadas.

Como o MEC avalia as instituições

O Ministério da Educação usa dois critérios para avaliar os cursos:

1. Índice Geral de Cursos (IGC) - Nada mais é que a média ponderada das notas atribuídas pelo MEC aos cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação.

2. Conceito da Instituição (CI) - Os especialistas do MEC vão pessoalmente ao local da instituição para fazer uma avaliação in loco.

O que os especialistas do MEC percebem é que as melhores entidades possuem boas ferramentas tecnológicas e um corpo docente cuidadoso com a preparação do conteúdo e da estrutura do curso.

E os melhores cursos?

Agora que você já sabe quais são as melhores instituições, veja como escolher os melhores cursos. A dica é dada pelo próprio MEC:

Acesse o site do MEC e clique na aba 'Consulta Avançada'. Nos resultados, você pode organizar por localização, por nome da instituição, por curso, por tipo de faculdade, etc. Para saber quais são os cursos mais bem avaliados, escolha a a opção 'por notas', assim você saberá quais cursos tiveram o melhor desempenho e as melhores avaliações. É importante fazer essas pesquisas antes de se matricular em um curso.

Uma outra dica, dada por especialistas, para saber se uma instituição de ensino a distância é realmente boa, é verificar a nota do curso no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Quanto maior a nota, melhor a universidade, faculdade ou escola, seja ela pública (grátis) ou privada (particular).
Melhores Escolas, Faculdades e Universidades de Ensino a Distância (EAD) em 2018 Melhores Escolas, Faculdades e Universidades de Ensino a Distância (EAD) em 2018 Reviewed by Mauro on 20.7.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us