Descubra qual é a velocidade exata da Terra ao redor do Sol (translação)


Assim como a distância, a velocidade da Terra ao redor do Sol é variável.

Muitas pessoas sabem qual é a velocidade média que a Terra está se movimentando durante sua trajetória ao redor do Sol (translação), o que poucas pessoas sabem é que essa é uma média e não sua velocidade real, já que ela é variável.

O movimento do nosso planeta ao redor do Sol é chamado de Translação e a velocidade média em que nos movemos pelo espaço é de 29,78 km/s, isso quer dizer que nossa velocidade orbital média é de 107.208 km/h.


O gif acima é uma representação exagerada da Lei de Kepler para deixar mais claro, mas representa muito bem a trajetória da Terra ao redor do Sol. Perceba que a Terra não executa uma órbita circular perfeita, ela percorre uma trajetória elíptica. Assim, temos o Periélio e o Afélio. Perceba também que, quanto mais próximo do Sol, mais rápido nosso planeta se move e, à medida que ele vai se afastando, sua velocidade vai diminuindo.

Velocidade da Terra no Periélio

Periélio é quando nosso planeta está mais próximo do Sol, geralmente ele ocorre entre os dias 2 e 6 de janeiro. Nesta época, a Terra está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros do Sol, a distância mais próxima. E, quanto mais perto, maior sua velocidade.

Durante o Periélio, a Terra atinge sua velocidade orbital máxima, 30.29 km/s, ou seja, 109.044 km/h.

Velocidade da Terra no Afélio

Afélio é quando o planeta atinge seu ponto mais distante do Sol, geralmente ele ocorre entre os dias 2 e 7 de julho. Esse ano, ele vai ocorrer amanhã, dia 06 de julho, às 14h46 (horário de Brasília). A Terra estará a aproximadamente 152 milhões de quilômetros de distância do astro-rei.

Durante o afélio, a Terra atinge sua velocidade orbital mínima, 29.29 km/s, ou seja, 105.444 km/h.

É importante lembrar que a velocidade com que se move nosso planeta não tem nada a ver com as estações do ano, pois elas dependem da inclinação do eixo da Terra, mas isso já é outra história que deixaremos para explicar uma outra hora.

Os dados para calcular qual é a velocidade da orbita da Terra ao redor do Sol foram tirados desta página da Nasa: Earth Fact Sheet
Descubra qual é a velocidade exata da Terra ao redor do Sol (translação) Descubra qual é a velocidade exata da Terra ao redor do Sol (translação) Reviewed by Mauro on 5.7.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us