Cometa é visto pela primeira vez e talvez seja visível a olho nu em agosto


C/2017 S3 (PanSTARRS), um cometa nunca visto antes, está se aproximando do Sol e está surpreendendo astrônomos em todo o mundo. Seu brilho aumentou 16 vezes em apenas algumas horas.

O cometa inédito foi descoberto no dia 23 de setembro de 2017, pelo Pan-STARRS (Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System), um telescópio do Havaí, nos Estados Unidos.


O astrônomo amador Michael Jäger tirou esta belíssima foto com o astro envolto em uma atmosfera esverdeada no dia 02 de julho deste ano.

O astro surpreendeu os astrônomos ao aumentar seu brilho 16 vezes em apenas algumas horas, indo de magnitude +12 para +9 muito rápido. Devido a esse aumento repentino no brilho, talvez o astro seja visível a olho nu, quando ele passar pelo ponto mais próximo da Terra.

É muito legal ver como ele aumenta a velocidade à medida que se aproxima do Sol, assim como a Terra também faz. Veja a trajetória do PanSTARRS (C/2017 S3):


C/2017 S3 (PanSTARRS) não é um cometa periódico, então, não sabemos quando ele voltará a nos visitar novamente, mas sabe-se que ele veio da Nuvem de Oort, uma região longínqua que está a quase um ano-luz de distância do Sol. Esta região é repleta de cometas, sendo que alguns deles nunca nem sequer visitaram a região interior do Sistema Solar.

O próprio PanSTARRS pode ser um deles, nunca foi registrado pelos observatórios da Terra, então, pode ser que esta seja a primeira vez que ele se aventura por essas bandas.

Quanto menos um cometa visita o Sol, mais informações ele contém sobre a formação do Sistema Solar. O cometa recém-descoberto está causando uma grande expectativa, pois ninguém sabe como ele irá se comportar ao se aproximar do Astro Rei.

A nuvem de gás ao redor de seu núcleo já tem mais de 260 mil quilômetros de diâmetro, isso é praticamente o dobro do diâmetro de Júpiter. Ao se livrar da poeira acumulada a milênios, pode ser que ele aumente ainda mais o brilho e se torne visível a olho nu.

Vamos aguardar o cometa se aproximar mais do Sol para ver como ele se comporta, quando tiver novas notícias, eu coloco mais informações sobre o C/2017 S3 (PanSTARRS).
Cometa é visto pela primeira vez e talvez seja visível a olho nu em agosto Cometa é visto pela primeira vez e talvez seja visível a olho nu em agosto Reviewed by Mauro on 18.7.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us