África do Sul lança notas e moedas de ouro em homenagem a Nelson Mandela


Hoje, 18 de julho de 2018, faz cem anos que nasceu o líder sul-africano Nelson Mandela. A data do centenário de seu nascimento não passou batida, foram feitas diversas comemorações ao redor do mundo para homenageá-lo neste dia tão importante para o povo africano.

Nelson Rolihlahla Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, ocupando o cargo mais importante do país de 1994 a 1999. Madiba, como também era conhecido, também ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1993.


Homenagem

Mandela foi homenageado na Europa pelo parlamento britânico. Em Joanesburgo, ele foi o tema de um discurso do ex-presidente Barack Obama (o primeiro presidente negro dos Estados Unidos), além de tributos em vários outros países.

Mas a maior homenagem coube à África do Sul, que lançou uma série limitada de moedas de ouro e cédulas com o rosto de Mandela estampado nelas, confira as notas comemorativas:


Os valores das notas são de 10, 20, 50, 100 e 200 Rands, a moeda sul-africana que vale aproximadamente 29 centavos de Real.

Apartheid

Mandela foi o maior ativista contra a política oficial de segregação racial do país. Chegou a ficar preso várias vezes, incluindo trabalhos forçados em algumas ocasiões, até ser libertado definitivamente em 11 de fevereiro de 1990, após 27 anos de prisão.

Madiba morreu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade, na cidade de Joanesburgo, Gauteng - África do Sul. Ele deixou cinco filhos, fruto de seus três casamentos.

É uma pena que as cédulas e moedas são limitadas, assim, muitas pessoas não vão conseguir ter um nota dessa para guardar de recordação de Nelson Mandela.
África do Sul lança notas e moedas de ouro em homenagem a Nelson Mandela África do Sul lança notas e moedas de ouro em homenagem a Nelson Mandela Reviewed by Mauro on 18.7.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us