Cataratas nas nuvens - As 10 cachoeiras mais altas do mundo


Algumas das maiores quedas-d'água do planeta são tão altas que parecem cair diretamente das nuvens. Descubra onde ficam essas cataratas, seus nomes e quais são as cachoeiras mais altas do mundo.

Algumas dessas cachoeiras têm um volume absurdo de água, já outras quase se evaporam completamente antes de tocar o solo. O que todas elas têm em comum é a altura descomunal, além de sua beleza, é claro.


Só para você ter uma ideia de como essas cataratas são elevadas, a mais baixa da lista tem 836 metros de altura. Já a cachoeira mais alta do mundo, Salto Ángel, tem 979 metros. Faltou apenas 21 metros para a recordista alcançar um quilômetro de altura!

As 10 cachoeiras mais altas do mundo

As cachoeiras são formadas quando as águas de um rio ou riacho de uma área rochosa encontra um desnível e se precipitam montanha abaixo. A maioria desses desníveis são pequenos, com apenas alguns metros, mas outros atingem patamares extremos e chegam a centenas de metros, como é o caso dessas mostradas aqui.

Veja agora quais são as 10 cachoeiras mais altas, em que países estão localizadas e qual a altura das 10 mais elevadas:

1. Cachoeira Salto Ángel - Venezuela - 979 metros


Erguendo-se acima das nuvens, a catarata Salto Ángel fica no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, é oficialmente a cachoeira mais alta do mundo, certificada pelo Guinness World Record.

A cachoeira começa com pequenas cascatas inclinadas, com aproximadamente 30 metros de altura, para depois dar um salto direto, sem interrupção, de 807 metros, fazendo de Salto Ángel, a recordista também de água em queda livre direta.

2. Cataratas do Tugela - África do Sul - 948 metros


Localizadas no Real Parque Nacional do Natal, as cataratas do Tugela são as mais elevadas do continente africano. A água percorre um queda em série, através de cinco cascatas, até finalmente chegar ao solo e seguir seu curso sem precisar de paraquedas novamente hehehe.

3. Cataratas las Tres Hermanas - Peru - 914 metros


Abastecidas pelo importante rio Cutiverani, as cataratas têm três quedas principais, separadas por poucos metros uma da outra, daí seu nome las Tres Hermanas. Durante a época de cheia, aparecem outras pequenas corredeiras do lado das principais, fazendo o espetáculo ficar ainda mais lindo.

4. Cachoeira Olo'upena - Havaí - 900 metros


Ela está localizada na ilha de Molokai, no Havaí (Estados Unidos). Essa é uma das raras cachoeiras que desaguam diretamente no mar. As águas estão cercadas de montanhas, fazendo que seja difícil observá-las do solo. O melhor lugar para vê-las são através de imagens aéreas ou observá-las do mar mesmo.

5. Cascata Yumbilla - Peru - 896 metros


Essa catarata fica na região amazônica peruana e foi descoberta recentemente. Sua queda se concentra em quatro ou cinco cachoeiras principais e não tem uma queda direta, ela é feita em quatro níveis.

6. Cascata Vinnufossem - Noruega - 860 metros


Se você já chegou perto de uma cachoeira, mesmo as pequenas, sabe como é frio, pois a água evapora e retira calor no processo. Agora imagine o frio que deve fazer neste local, uma cachoeira altíssima, em uma região fria por natureza e abastecida com água derretida da geleira Vinnufossem! Essa, com certeza, não dá para tomar banho!

7. Cascata Baläifossen - Noruega - 850 metros


Mais uma cachoeira dessa belíssima e congelante região do planeta. Localizada na província de Hordaland, a catarata despenca de um penhasco em um belo fiorde.

8. Salto Puukaoku - Havaí - 840 metros


Mais uma cachoeira dos Estados Unidos entre as 10 mais altas do mundo. O mais bonito das cascatas do Havaí é que elas são cercadas por mata virgem e de um verde exuberante, destacando ainda mais a beleza das cataratas.

9. James Bruce Falls - Canadá - 840 metros


Durante a época de enchente, a cascata tem duas quedas bastante distantes entre si, mas uma seca durante algumas épocas do ano, coisa que não acontece com a queda principal.

10. Browne Falls - Nova Zelândia - 836 metros


Localizada na Fiordlands National Park, uma ilha na parte Sul da Nova Zelândia, essa cachoeira está em último lugar, mas nem por isso deixa de ser tão alta e tão bonita quanto as outras.

Como você pôde comprovar pelas fotos, além de serem as mais altas do mundo, essas 10 cachoeiras também são lindas e estão em algumas das regiões mais bonitas do nosso planeta.

Para ver as 10 cachoeiras mais altas do Brasil, acesse: As cachoeiras mais altas do Brasil - Ranking atualizado

Fonte: List of waterfalls by height - Wikipedia
Cataratas nas nuvens - As 10 cachoeiras mais altas do mundo Cataratas nas nuvens - As 10 cachoeiras mais altas do mundo Reviewed by Mauro on 26.6.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us