As 10 cachoeiras mais altas do Brasil - Ranking atualizado


Quem já viu a água despencando de uma montanha, sabe o quanto é um espetáculo lindo. E quanto mais alto, mais bonita é a queda-d'água. Pensando nisso, pesquisei o ranking com o nome das cachoeiras mais altas do Brasil para mostrar para vocês estas maravilhas da natureza, esculpidas pela água através dos milênios.

As cataratas são formações geológicas que ocorrem quando um curso de água encontra um desnível abrupto, despencando ladeira abaixo e formando uma cachoeira.


As 10 cachoeiras mais altas do Brasil

Veja abaixo o ranking com as 10 maiores quedas de água do Brasil, com sua localização e altura, além das fotos, é claro rsrs:

1. Cachoeira do El Dorado - Parque Estadual Serra do Aracá, Barcelos, Amazonas - 353 metros de altura


Em primeiro lugar, famosa por ter o título de mais alta do nosso país, está a Cachoeira do Aracá, também conhecida como Cachoeira do El Dorado. Com 365 metros de queda livre. Ela fica localizada no Parque Estadual Serra do Aracá, na cidade de Barcelo - Amazonas.

2. Cachoeira da Fumaça - Palmeiras, Bahia - 340 metros


3. Cachoeira da Boa Vista - Cânion da Boa Vista, Rio Grande do Sul/Santa Catarina - 310 metros


4. Cascata do Risco Verde - São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul - 296 metros


5. Cachoeira Véu de Noiva - Cânion Itaimbezinho - Rio Grande do Sul/Santa Catarina - 282 metros (não confundir com o salto 'Véu de Noiva' de Santa Leopoldina, com 77m)


6. Cachoeira do Tabuleiro - Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais - 273 metros


7. Cachoeirão - Chapada Diamantina, Bahia - 273 metros


8. Cascata Água Branca - Maquiné, Rio Grande do Sul - 259 metros


9. Cascata Diagonal - Cânion da Boa Vista, Rio Grande do Sul/Santa Catarina - 257 metros


10. Cachoeira do Jatobá - Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso - 248 metros


Menção honrosa

Embora não figurem na lista das mais altas, vale destacar algumas das quedas d'águas mais famosas, conhecidas em todo o Brasil:

- Cachoeira Véu de Noiva - Santa Leopoldina, Espírito Santo - 'Apenas' 77 metros de altura.


- Salto do Yucumã ou Grande Salto Moconã - Rio Grande do Sul/Divisa com Argentina - A cachoeira mais extensa do Brasil com 3 km de extensão e uma das maiores cachoeiras do mundo em extensão lateral.


- Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (Fronteira com Argentina) - Uma das cachoeiras com maior volume de água do mundo. Ela tem 70 metros de altura em seu trecho mais alto, conhecido como Garganta do Diabo.


Existem muitas listas com as cataratas mais altas do Brasil na internet, dentre todas, a mais atualizada é esta que você acabou de ver. Este ranking foi feito com base em uma página do Facebook dedicada exclusivamente a grandes quedas-d'água em território nacional.

A página se chama Cachoeiras Gigantes, e é atualizada por uma ONG (Organização Não Governamental) dedicada a mapear e medir as cachoeiras mais altas do Brasil, seguindo critérios internacionais para resultados mais precisos e confiáveis.

Agora que você já sabe quais são as cachoeiras mais altas do Brasil, saiba quais são as maiores e mais altas cataratas do mundo.
As 10 cachoeiras mais altas do Brasil - Ranking atualizado As 10 cachoeiras mais altas do Brasil - Ranking atualizado Reviewed by Mauro on 26.6.18 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us