Redes 3G e 4G no Brasil - Operadoras com melhor sinal e velocidade


Veja o desempenho da Claro, Vivo, Tim, Oi e Nextel nas categorias: disponibilidade de sinal e velocidade de download (nas redes 3G e 4G).

Se você é um profissional que depende do celular para fechar negócios, certamente dará mais importância a cobertura do sinal. Já se você for um gamer e tem bom sinal em sua região, talvez a velocidade seja um fator mais decisivo na hora de contratar um plano de internet móvel.


Os números a seguir, vão ajudá-lo a decidir se é melhor continuar com sua operadora atual ou está na hora de procurar outra, que tenha maior velocidade e melhor disponibilidade de sinal 4G.

O relatório foi publicado pela OpenSignal, uma empresa especializada em mapeamento da cobertura de redes sem fio. Periodicamente, ela lança um ranking informando qual é a melhor operadora de uma determinada região.

O último relatório mostra o desempenho das operadoras brasileiras, lado a lado. Assim, você pode fazer uma comparação entre as melhores e decidir qual contratar.

Velocidade de Download

Os testes de velocidade mostram qual operadora oferece maior velocidade de download nas redes 3G e 4G (LTE - Long Term Evolution).

Velocidade de download na rede 3G

Em primeiro lugar, ficou a Nextel, com uma velocidade média na conexão 3G de 4.61 Mbps, confira o ranking das operadoras com 3G mais rápidos:

1. Nextel - 4.61 Mbps

2. Claro - 4.29 Mbps

3. Tim - 4.03 Mbps

4. Vivo - 3.3 Mbps

5. Oi - 2.73 Mbps

Velocidade de download na rede 4G (LTE)

Embora tenha sido a mais rápida em conexões 3G, a Nextel não foi avaliada na rede 4G porque oferece o serviço apenas em São Paulo e Rio de Janeiro. Confira o ranking das melhores operadoras com 4G do Brasil:

1. Claro - 29.21 Mbps

2. Vivo - 20.59 Mbps

3. Oi - 15.27 Mbps

4. Tim - 13.47 Mbps

Disponibilidade de sinal 4G

Estas são as porcentagens de tempo que os usuários tiveram acesso às redes 4G, de acordo com sua operadora:

1. Tim - 65.1%

2. Vivo - 62.28%

3. Claro - 49.44%

4. Oi - 48.61%

Lembrando que esta porcentagem é de tempo disponível com acesso a rede LTE, não é da cobertura por região, como foi feito em medições anteriores.

Na classificação geral, a Claro ficou novamente em primeiro lugar, oferecendo a melhor cobertura 4G do Brasil. De um modo geral, a cobertura 4G no Brasil melhorou nos últimos meses, mesmo assim, ainda temos uma das piores e mais lentas conexões do mundo, segundo relatório da própria OpenSignal que testou a velocidade de conexão 4G em 75 países. Em primeiro lugar, com o 4G mais rápido do mundo, ficou a Coreia do Sul, como mostra o infográfico abaixo.


Aplicativo útil

A OpenSignal tem um aplicativo bem útil que mostra um mapa com a localização das torres de celular mais próximas de você. Assim, se você precisar de um sinal mais forte e estável para uma ligação importante, basta caminhar em direção à torre mais próxima para melhorar o sinal 4G do seu celular. O aplicativo está disponível para iPhone (iOS) e para Android.

Fonte: OpenSignal
Redes 3G e 4G no Brasil - Operadoras com melhor sinal e velocidade Redes 3G e 4G no Brasil - Operadoras com melhor sinal e velocidade Reviewed by Mauro on 9.7.17 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us