Fobos, a maior lua de Marte, vista da Terra pelo Hubble


O Hubble é um dos mais poderosos telescópios já construído pela raça humana. Uma pequena demonstração do poder de suas lentes são estas imagens que ele fez de Fobos, uma das luas de Marte.

A menor distância entre Marte e a Terra dos últimos 60.000 anos foi em 2003. A distância separando os dois planetas foi de 'apenas' 55,6 milhões de quilômetros. Sabendo desta informação, dá para você imaginar o poder do zoom do Hubble.


Marte possui duas luas: Fobos, com 22 km de diâmetro e Deimos, com 12 km. Ambos possuem forma assimétrica, e tudo indica que elas são asteróides capturados pela gravidade do planeta vermelho.

Os primeiros 15 segundos do vídeo abaixo mostram a trajetória de Fobos, vista daqui da Terra. Depois, o vídeo mostra fotografias em alta resolução das duas luas feitas pelos mais diversos instrumentos ao longo dos anos.



Dentre todas as fotos já tiradas das luas de Marte, nenhuma chega perto da feita em 2013 pelo Curiosity, que fotografou Fobos na hora em que ele passava na frente do Sol, confira abaixo:


O primeiro eclipse de outro planeta observado pelos humanos. Esta é, sem dúvida, uma foto histórica!
Fobos, a maior lua de Marte, vista da Terra pelo Hubble Fobos, a maior lua de Marte, vista da Terra pelo Hubble Reviewed by Mauro on 21.7.17 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us