As cidades mais antigas do Brasil e do Mundo


Saiba quais foram as primeiras cidades do Brasil e compare-as com as mais antigas do mundo. Verdadeiras ancestrais que continuam pulsando com seu comércio, sua população e sua cultura, desde a sua fundação até os dias de hoje.

Estas cidades históricas sobreviveram a guerras, superaram depredações e resistiram a desastres naturais. Embora não sejam mais tão imponentes quanto eram em seus tempos áureos, suas ruínas são um lembrete de como já foram grandiosas.


As primeiras cidades do Brasil


Para efeito de comparação, veja a data de fundação de algumas das cidades mais antigas do Brasil e quantos anos elas têm hoje:

1. São Vicente, SP - 1532 (485 anos)


São Vicente no litoral paulista foi a primeira cidade do Brasil, fundada por Martim Afonso de Souza, a mando do Rei de Portugal, Dom João III.

O lema da cidade é CELLVLA MATER, que traduzido do latim, significa Célula-mãe.

Os moradores costumam se referir a São Vicente como:
"A Primeira Vila Brasileira"

"Cellula-Mater da Nacionalidade"

"Berço da Democracia nas Américas"

2. Olinda, PE - 1537 (482 anos)

3. Santos, SP - 1546 (471 anos)

Outras cidades brasileiras bastante antigas

Aqui estão outras velhinhas amadas e que se orgulham da idade que tem:

- Salvador, BA - 1549 (468 anos)

- São Paulo, SP - 1554 (463 anos)

- Rio de Janeiro, RJ - 1565 (452 anos)

As 10 cidades mais antigas do mundo

Agora, veja como as primeiras cidades brasileiras parecem novas, quando comparadas com as mais antigas do mundo:

1. Jericó, Palestina - 11.000 anos (9.000 a.C.)



A cidade mais antiga do mundo tem restos de assentamentos descobertos por arqueólogos que remontam a 9.000 a.C., quando seus primeiros habitantes se estabeleceram. Ela se localiza próximo ao rio Jordão, na Cisjordânia e abriga cerca de 20.000 pessoas atualmente.

2. Biblos, Líbano - 5.000 a.C.



Fundada pelos fenícios com o nome de Gebal, ela ficou conhecida como Biblos, nome dado pelos gregos que importavam papiros da cidade. Tanto os rolos de papiro quanto os livros fabricados com o papiro produzido em Biblos, recebiam o nome de βιβλία. Daí a origem da palavra Bíblia (βιβλία), que significa livros.

3. Alepo, Síria - 4.300 a.C.



A cidade mais populosa da Síria tem um histórico de guerras que é difícil acreditar que ela tenha sobrevivido por tanto tempo. Ela já passou pelas mãos dos hititas, assírios, gregos e persas. Além disso, já foi ocupada pelos romanos, bizantinos e árabes. Ainda hoje é uma região cheia de conflitos, conflitos estes que já destruíram muitos dos monumentos históricos e várias antiguidades que resistiram a passagem das eras, mas estão sucumbindo ao descaso dos líderes atuais que não conseguem proteger estes patrimônios da humanidade.

4. Damasco, Síria - 4.300 a.C.



A capital da Síria é tão antiga que fica difícil especificar uma data exata para a sua origem. Alguns fontes a citam como a cidade habitada continuamente mais antiga do mundo, afirmando que ela foi fundada em 10 mil a.C, ou seja, com 12 mil anos de idade, mas isso ainda está sendo debatido.

5. Susa, Irã - 4.200 a.C.



Susa já esteve sobre poder dos sumérios e depois sob domínio dos elamitas, onde foi a capital do império. A cidade moderna, Shush, tem hoje uma população de 65.000 habitantes, aproximadamente.

6. Faium, Egito - 4.000 a.C.



A cidade localizada a sudoeste do Cairo tem atualmente uma população de pouco mais de 300.000 habitantes e é capital da província de Faium. Ela ocupa parte do sítio arqueológico denominado Crocodinópolis, uma antiga cidade egípcia que adorava Petsuchos, um crocodilo sagrado.

7. Sídon, Líbano - 4.000 a.C.



Capturada por Alexandre, o Grande em 333 a.C., a terceira maior cidade do Líbano já foi uma das mais importantes cidades fenícias. Outros conquistadores foram os filisteus, assírios, babilônios, egípcios, gregos e romanos.

8. Plovdiv, Bulgária - 4.000 a.C.



A segunda maior cidade da Bulgária era originalmente um pequeno assentamento, antes de se tornar uma grande cidade romana. Antes de finalmente se tornar parte da Bulgária, Plovdiv passou pelas mãos bizantinas e otomanas. Ela é uma das cidades europeias mais antigas e que tem sido continuamente habitadas durante mais tempo.

9. Gaziantep, Turquia - 3.650 a.C.



Localizada perto da fronteira com a Síria, no Sul da Turquia, a área metropolitana de Gaziantep abrange três centros urbanos e tem atualmente uma população de quase 1,5 milhão de habitantes.

10. Beirute, Líbano - 3.000 a.C.



Com o perdão do trocadilho, mas tudo indica que esta histórica cidade tem muita história para contar. Escavações na capital do Líbano desenterraram restos fenícios, helenísticos, romanos, árabes e otomanos. Atualmente dois milhões de moradores vivem na grande Beirute.

Continuamente habitadas

Infelizmente, algumas das cidades mais antigas do mundo, além de terem sido continuamente habitadas, têm estado em constantes conflitos.

Estes conflitos impedem muitas pessoas que amam arqueologia as visitem atualmente. Caso você decida visitar alguma delas, pesquise antes para ver se é seguro viajar para estes locais históricos, símbolos vivos da perseverança humana em fincar raízes e resistir, apesar de tudo, apesar de todos.

Estas lendárias cidades vêm nos fascinando desde a época em que foram criadas e suas ruínas vão continuar maravilhando a humanidade, por incontáveis gerações!

Fonte: The Telegraph
As cidades mais antigas do Brasil e do Mundo As cidades mais antigas do Brasil e do Mundo Reviewed by Mauro on 27.6.17 Rating: 5

2 comentários

  1. Éder Carlos Wehrholdt29/6/17 12:17

    Salvador (BA), a primeira capital do Brasil colônia, foi fundada em 1549, antes de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Éder, você tem razão.

    A minha intenção era colocar apenas as 3 mais antigas do Brasil, depois acabei colocando a idade de São Paulo e Rio de Janeiro só a título de curiosidade, mas pode observar que não existe numeração indicando a classificação delas.

    O motivo para não colocar as 10 primeiras do Brasil é a falta de uma fonte confiável. Existe muita informação desencontrada. Para evitar publicar algo errado, preferi numerar só as três primeiras mesmo.

    De qualquer forma, eu vou ver se consigo deixar isso mais claro no post.

    ResponderExcluir




Siga-nos por aí!

Contact Us