Vantablack, o material mais escuro já fabricado pelo homem


Vantablack, uma substância feita de nanotubos de carbono, detém o recorde de material mais escuro do mundo. Ele é capaz de absorver até 99,965% de toda luz visível.

Vantablack é um revestimento super preto, o mais próximo do preto absoluto já produzido pelo homem até hoje.


O produto desenvolvido pela Surrey NanoSystems funciona prendendo a luz e impedindo que ela seja refletida. Os fótons entram nos nanotubos e não conseguem achar uma saída, ficam ricocheteando até serem lentamente absorvidos.

Apenas 0,035% dos fótons conseguem sair, fazendo com que seja impossível para o olho humano ver detalhes na superfície de um objeto que tenha sido revestido com o material.

Os nanotubos de carbono são extremamente finos, chegando a ser até 10 mil vezes mais finos que um fio de cabelo.

Esse vídeo mostra como o material é eficiente na absorção de luz. Mesmo um laser pointer de alta potência não consegue refletir praticamente nada na superfície coberta com a substância.


Aplicações do Vantablack

Logo que foi anunciado, cientistas vislumbraram sua utilização prática nos setores aeroespacial e de defesa. Outras utilizações possíveis seriam painéis solares de alta absorção e revestimento interno de telescópios, evitando que luz indesejável chegue aos sensores.

O preço do Vantablack é um segredo guardado a sete chaves, seus criadores limitam-se apenas a dizer que é caro, muito caro. Isso significa que não vai dar para vestir um pretinho básico revestido com ele hehehe.

Vantablack, a substância mais escura do mundo, só perde para o Buraco Negro, que absorve 100% dos raios de luz que se atrevem a chegar próximo o bastante de sua superfície.
Vantablack, o material mais escuro já fabricado pelo homem Vantablack, o material mais escuro já fabricado pelo homem Reviewed by Mauro on 29.12.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us