O fim do ebola? OMS anuncia vacina até 100% eficaz


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou resultados promissores de uma nova vacina contra o ebola. Ela pode ser até 100% eficaz contra o vírus mortal.

O ebola é um dos vírus mais letais do mundo, com uma taxa de mortalidade chegando a 90%. O vírus foi identificado pela primeira vez em 1976, desde então tem-se buscado uma vacina, sem sucesso.


Só agora, depois de 40 anos, parece que os cientistas finalmente conseguiram algo realmente promissor. A nova vacina foi testada com sucesso em 5.837 moradores de Guiné.

Resultados promissores


Segundo a vice-diretora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny, nenhum dos moradores que tomaram a vacina rVSV-ZEBOV contraíram a doença pelo vírus ebola depois de 10 ou mais dias, mesmo tendo contato com pacientes que estavam infectados.

As pessoas que adoeceram nos primeiros nove dias não foram levadas em consideração, já que podem ter sido contaminadas antes da vacina e está dentro do período de incubação da doença.

A vacina produz alguns sintomas leves, como dor de cabeça, fadiga e dores musculares. Os sintomas aparecem pouco depois da vacinação, mas desaparecem após alguns dias.

A última epidemia de ebola ocorreu no sul da Guiné, no final de 2013 e terminou só agora, em 2016. Este foi um dos piores surtos já registrados, tirando a vida de 11.300 pessoas.

Prontos para uma nova epidemia


Embora a vacina não tenha sido aprovada para uso em larga escala, 300.000 doses poderiam ser produzidas rapidamente em caso de uma nova epidemia de ebola, graças a um acordo entre a Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) e a Merck.

Pode não ser o fim definitivo da doença pelo vírus ebola, mas é um avanço importante que salvará milhares de vidas.

Os resultados finais do ensaio foram divulgados na revista médica The Lancet.
O fim do ebola? OMS anuncia vacina até 100% eficaz O fim do ebola? OMS anuncia vacina até 100% eficaz Reviewed by Mauro on 25.12.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us