Um oceano gigantesco de água congelada em Plutão


A Nasa encontrou indícios de que Plutão tem um oceano com mais água do que todos os mares da Terra juntos e está localizado bem no coração do planeta-anão.

Estudos indicam que a Região de Tombaugh, que ficou famosa pelo seu formato de coração, pode ter um oceano líquido com mais de cem quilômetros de profundidade.


Levando em conta que o ponto mais profundo dos oceanos da Terra é de "apenas" 11 quilômetros, isso é uma quantidade de água astronômica, com o perdão do trocadilho hehe.

Um oceano a 5.913.520.000 de quilômetros do Sol



Este oceano contém uma água viscosa, está coberto por uma camada de gelo com vários quilômetros de espessura e se mantém líquido graças a alguns fatores:

- Está protegido do frio da superfície do planeta por uma capa super grossa de gelo que acaba servindo como um isolante térmico.

- A água contém grande quantidades de amônia, que contém propriedades anticongelantes conhecidas.

- A radiação que o núcleo do planeta ainda emite, mesmo que seja pouca, mas ainda assim contribui.


- A força de maré que a lua Caronte exerce podem ser suficientes para aquecer o planeta, a ponto de impedir que a água em seu interior congele.

Os indícios deste oceano foram encontrados após análise detalhada da região denominada Planície Sputnik, localizado no lado esquerdo do "coração".

Como a Região de Tombaugh se formou

A Região de Tombaugh pode ter sido formada por uma colisão titânica de Plutão com um objeto do Cinturão de Kuiper. O impacto teria sido tão forte que teria realinhado o eixo de rotação do planeta.


Estas descobertas foram feitas por astrônomos das Universidades de Arizona e da Califórnia e divulgados na revista Nature.

Eles chegaram a essa conclusão após analisar as imagens obtidas pela sonda New Horizons, que enviou as imagens mais detalhadas de Plutão até o momento.

A New Horizons está agora se infiltrando ainda mais no Cinturão de Kuiper, viajando rumo a 2014 MU69, um objeto com cerca de 32 km de diâmetro e que está a 1,6 bilhão de km de Plutão.
Um oceano gigantesco de água congelada em Plutão Um oceano gigantesco de água congelada em Plutão Reviewed by Mauro on 17.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us