Novo recorde do trem bala japonês - O maglev mais rápido do mundo


Maglev, o trem bala do Japão, quebrou seu próprio recorde e atingiu a incrível velocidade de 603 Km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo e o único, até hoje, a ultrapassar a barreira dos 600 Km/h.

Seu recorde anterior era de 581 Km/h, alcançado em 2003. Porém uma coisa deve ser ressaltada: estas velocidades extremas foram atingidas apenas na pista de testes, localizada na província de Yamanashi, no Japão.


O recorde de trem mais rápido do mundo em linhas comerciais hoje, atinge "apenas" 431 Km/h e está em uso atualmente na China, mais precisamente em Xangai.

Isso é quase o dobro da velocidade do trem bala mais rápido dos Estados Unidos (Amtrak's Acela Express) que é capaz de atingir até 241 Km/h, embora opere com a metade dessa velocidade.

A tecnologia usada

Maglev (Veículo de Levitação Magnética) é uma tecnologia que usa a força de repulsão magnética para evitar o atrito do trem com o solo, semelhante a quando você tenta juntar dois ímãs e eles se repelem.

Flutuando sobre os trilhos a uma altura de 10 cm e sem atrito, estes trens conseguem atingir velocidades altíssimas e quebrar todos os recordes de velocidade, é praticamente uma nova categoria de trem bala e a anos luz dos trens comuns.

A única resistência oferecida é a do ar, mas um design altamente aerodinâmico reduz essa resistência ao mínimo possível. Assista ao vídeo e veja o momento em que o maglev atingiu os 603 Km/h e estabeleceu o novo recorde mundial:


Já existem alguns projetos em andamento de soluções como a do Hyperloop em que até mesmo a resistência do ar é eliminada e os trens conseguem atingir mais de 1000 Km/h, mas existem inúmeras dificuldades técnicas e o preço exorbitante tornam o projeto inviável atualmente.

Como o recorde anterior era de 2003 e só foi quebrado há pouco tempo e pelo próprio maglev, acredito que o recorde atual deva durar mais alguns anos!
Novo recorde do trem bala japonês - O maglev mais rápido do mundo Novo recorde do trem bala japonês - O maglev mais rápido do mundo Reviewed by Mauro on 2.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us