Fossa das Marianas: o lugar mais profundo do oceano


Conheça a Fossa das Marianas, o local mais profundo dos oceanos da Terra. Tão fundo que mais homens já foram à Lua do que desceram até este abismo colossal.

A Fossa das Marianas não é um buraco. Ela é uma região enorme com 2.550 Km de extensão e chega a impressionantes 11.034 metros no Challenger Deep, o ponto mais profundo do mundo.


Ela localiza-se no Oceano Pacífico, a Leste das ilhas Marianas, entre o Japão e a Austrália.


A Fossa das Marianas é resultado do encontro das placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas, onde se forma uma zona de subducção com grande atividade sísmica, ocorrendo terremotos constantemente.

A pressão dá água sobre um submersível que se aventura nesta região é 1000 vezes maior que na superfície do mar. Essa pressão esmagadora torna um desafio estudar a vida marinha que habita a região.

Isso mesmo, vida! Por mais improvável que possa parecer, existe todo um bioma vivendo neste abismo escuro, tão escuro que a luz do Sol não consegue chegar. A única luz que existe vem da bioluminescência dos animais e do plâncton.

Mergulhando até Challenger Deep - O verdadeiro fundo do mar!

Os primeiros humanos a atingirem o ponto mais profundo do Oceano foram Don Walsh, Tenente da Marinha Americana e Jacques Piccard, oceanógrafo Suíço.


Em 23 de Janeiro de 1960, a bordo do Batiscafo Trieste, eles desceram até um local conhecido como Challenger Deep, com 10.911 metros de profundidade, estabelecendo um recorde de mergulho mais profundo de todos os tempos e que não foi quebrado até hoje.

Bem diferente de Bora Bora - Uma Ilha Paradisíaca justamente por ter o mar raso, o Challenger Deep é o fundo da Fossa das Marianas, que em seu ponto mais profundo chega até 11.034 metros, este é o ponto mais profundo do planeta Terra conhecido até o momento.
Fossa das Marianas: o lugar mais profundo do oceano Fossa das Marianas: o lugar mais profundo do oceano Reviewed by Mauro on 17.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us