Ceres - Imagens em alta resolução do planeta anão


A NASA divulgou imagens inéditas e em alta resolução de Ceres, o planeta anão. Ceres também é o maior asteroide a orbitar o Cinturão de Asteroides.

O Cinturão de Asteroides fica entre Marte e Júpiter e é lar de incontáveis pedaços de rochas que nunca tiveram a chance de se tornar um planeta.


Designação igual - Mundos diferentes


Assim como Plutão, Ceres com seus 974 km de diâmetros também é denominado de planeta anão, embora os dois sejam completamente diferentes em muitos aspectos.


Enquanto Plutão é um mundo rico, com geologia, um possível oceano subterrâneo, atmosfera, 5 luas y otras cositas más, Ceres é um mundo desolado, vazio, semelhante à Lua.

Mas nem por isso, menos interessante!

Uma diferença notável a seu favor é que ele fica bem aqui do lado, praticamente no quintal da Terra, enquanto seu irmão maior fica a bilhões de quilômetros de distância.

Imagens de Ceres - Sonda Dawn

As imagens foram feitas pela sonda Dawn, são as mais nítidas divulgadas pela Nasa até agora.

Ceres - O planeta anão em cores naturais, foto original sem nenhum tratamento.


Ahuna Mons - A maior montanha com 5 km de altura.


Haulani - Uma cratera com 34 km de diâmetro, uma das mais novas e mais brilhantes crateras do planeta.


Occator - A cratera com 92 km de diâmetro e 4 km de profundidade. O ponto mais brilhante do planeta e uma das crateras mais recentes.

Os cientistas acreditam que ela deve ter em torno de 80 milhões de anos, ou seja, uma recém-nascida em termos astronômicos.


Crateras de impacto de meteoros e possivelmente de cometas também.


Formação geológica na superfície.


Mais crateras de impacto, uma das mais nítidas.


Eu acho essa foto linda! Tanto pela resolução que está excelente, quanto pelo número de crateras.

Analisando as imagens de Ceres cheias de crateras, dá para perceber que no passado, o Sistema Solar foi uma região bem "interessante" hehehe.

Para ver mais imagens de Ceres, acesse Ceres | NASA.
Ceres - Imagens em alta resolução do planeta anão Ceres - Imagens em alta resolução do planeta anão Reviewed by Mauro on 24.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us