As curiosidades mais interessantes sobre a Torre Eiffel



Imponente e majestosa, a Torre Eiffel é o maior símbolo de Paris e um dos monumentos mais conhecidos do mundo, descubra algumas curiosidades sobre ela.

Localizada no Champ de Mars, a Torre Projetada por Fréderic August Bartholdi e Gustave Eiffel (daí seu nome) se tornou símbolo da capital francesa e é um dos pontos turísticos mais visitados de Paris.


Conheça algumas curiosidades sobre este belíssimo ícone francês

Poucas pessoas sabem dessas informações interessantes e pouco conhecidas sobre este ícone da cidade-luz:

Seria desmontada

A Torre Eiffel foi inaugurada no dia 31 de Março de 1889, na Exposição Internacional, para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa (1789-1799). Ela seria desmontada após a feira, mas seu sucesso foi tanto que desistiram da ideia.

A mais alta do mundo por 41 anos

A Torre Eiffel tem 324 metros de altura e pesa mais de 10 mil toneladas. Ela foi a estrutura mais alta do mundo por 41 anos, título perdido para o arranha-céu Chrysler Building, em Nova York.


A mais alta de Paris por 84 anos

Durante quase um século, 84 anos para ser mais exato, a Torre Eiffel foi a estrutura mais alta da Cidade Luz, quando foi inaugurada a Saissac, uma torre militar de transmissão.

Hoje, a estrutura mais alta de Paris é o Viaduto Millau, com 343 metros em seus pilares de sustentação.

Haja pernas

A maioria dos turistas sobem pelo elevador, mas se você quiser, pode subir à pé, pelas escadas. Apenas esteja preparado para enfrentar seus 1.665 degraus até o topo.


Cartão postal e símbolo de Paris

A Torre Eiffel é um dos pontos Turísticos mais visitados do mundo, recebendo anualmente milhões de turistas de todas as partes do planeta.

O recorde de visitas foi alcançado em 2014, onde o monumento recebeu 7.097.302 visitantes. Ao todo, mais de 250 milhões de pessoas já visitaram o monumento.

Quebra-cabeças gigante

A Torre pesa mais de 10 mil toneladas e é constituída de 18.000 peças de aço forjado, precisamente encaixadas e unidas por nada menos que 2.500.000 rebites.

Variações

A torre oscila de seis a sete centímetros para frente e para trás quando ventos fortes atingem e balançam sua estrutura.

Entre os dias frios de inverno e quentes do verão, a torre chega a ter uma variação de até 15 centímetros em sua altura.


Iluminação

A torre é iluminada por um conjunto de 5 mil lâmpadas em cada lado, totalizando 20 mil lâmpadas.

Tudo isso para ela ficar iluminada e linda à noite quando nós a admiramos no momento em que ilumina os céus de Paris.

Vaidosa

A Torre é pintada a cada sete anos. Para isso, são usados aproximadamente 60 toneladas de tinta para dar um tapa no visual hehe.

La Dame de Fer

O título de "A Dama de Ferro" (La Dame de Fer) já pertencia à torre, bem antes de começarem a se referir à primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.


Turistas do mundo todo

Todo ano uma média de 7 milhões de turistas visitam a Torre, veja as nacionalidades que mais visitam o monumento:

1º - Franceses - 10,4%

2º - Italianos e Espanhóis - 8,1% cada

3º - Norte-americanos - 7,9%

4º - Ingleses - 7,4%

5º - Alemães - 5,8%

O Brasil ocupa a 6ª posição, com um total de 5,5% do total de visitantes.

Pouca gente sabe isso sobre a Torre Eiffel

Direitos autorais

A maioria dos visitantes não sabem que é ilegal tirar fotos do monumento à noite.

A Torre Eiffel é considerada uma obra de arte e é necessário pagar uma taxa à detentora dos direitos autorais - Société Nouvelle d’Exploitation de la Tour Eiffel (SNTE) - para tirar fotos à noite.

Durante o dia não precisa pagar esta taxa.


Apartamento no Topo

A torre possui um apartamento em seu topo que pertencia a Gustave Eiffel. Na época em que ele morava lá, poucas pessoas tinham o privilégio de conhecer o apartamento. Hoje, ele está aberto à visitação.

Esconderijo secreto

Existe um bunker embaixo da Torre, o esconderijo subterrâneo foi construído para servir de refúgio dos bombardeios da guerra. Agora, a visitação está aberta ao público.


Início difícil

Hoje ela é um símbolo que orgulha os parisienses, mas na época em que foi construída, foi rejeitada pelos moradores, que alegavam que a Torre não combinava com a cidade e que atrapalhava a vista.

Na verdade, os parisienses só deixaram ela ser construída porque acreditaram que ela seria desmontada após a feira.

Le Figaro

No segundo andar da torre, existe um jornal desde 1889 e que é impresso até hoje. Você pode ter seu nome impresso no Le Figaro, pagando uma taxa.


Homenagem

Foram gravados na base da Torre o nome de 72 pessoas, entre elas estão cientistas e cidadãos proeminentes de toda a França.

Visitar Paris é um sonho de muita gente

O topo da Torre Eiffel tem um restaurante que todas as noites fica lotado com casais românticos que vão passar a lua-de-mel em Paris ou apenas simples casais de namorados que querem celebrar o namoro na encantadora e apaixonante cidade-luz.
As curiosidades mais interessantes sobre a Torre Eiffel As curiosidades mais interessantes sobre a Torre Eiffel Reviewed by Mauro on novembro 19, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário


Contact Us