Como Melhorar o Sinal da Rede Wi-Fi com Sinal Fraco


O sinal de seu Wi-Fi está fraco? Veja dicas para aumentar o alcance, melhorando o sinal e aumentando o desempenho de sua rede em sua casa ou escritório.

A conexão sem fio nos livrou de ficar preso a um único ambiente da casa, o problema é que ao se afastar muito, o sinal fica fraco (isso quando não fica oscilando ou cai de vez). As dicas são para ajudar a aumentar a potência da transmissão, melhorando o alcance do roteador para quem usa a rede Wi-Fi no celular, tablet, notebook ou computadores locais.

Para quem não sabe, Wi-Fi é uma tecnologia sem fio (wireless, em inglês) que permite que celulares modernos, tablets, notebooks e computadores locais se conectem entre si (formando uma rede) ou tenham acesso à internet, é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada.

Sinal Wifi Fraco


O Sinal Wi-Fi Está Fraco? Descubra as Causas

A primeira coisa que você deve fazer é descobrir o que está interferindo na transmissão, enfraquecendo o sinal. Verifique cada um dos itens abaixo e, caso identifique algum problema, siga estas dicas para corrigi-los e deixar o sinal mais forte:

- Obstáculos Físicos - Quanto menos paredes tiver entre o roteador e seu aparelho, melhor. Como você não vai quebrar a parede para melhorar o sinal, minha sugestão é que você compre um cabo maior e tente colocar o roteador no ponto mais central de sua casa. Assim, você evita "pontos cegos", e fica com um sinal decente em todos os cômodos da residência.

- Poeira na Antena - Muitas pessoas limpam o roteador e esquecem de caprichar na limpeza da antena. Lembre-se que é ela a responsável pela transmissão sem fio, uma antena suja = uma transmissão fraca!

- Altura do Roteador - Quanto mais alto estiver, melhor. Para verificar como isso é verdade, observe sua casa. Veja que o teto tem menos obstáculos e o piso está cheio de móveis. Se o aparelho estiver na parte de baixo da mesa do computador, vai diminuir seu alcance.

- Proteja sua Rede - O sinal está legal, mas a conexão com a internet está lenta? Coloque uma senha no roteador para evitar que pessoas usem sua rede sem a sua autorização, isso não afeta a qualidade do sinal, mas deve melhorar a velocidade da sua internet.

Repetidor de Sinal


Como Aumentar a Potência e o Alcance do Sinal?

Eu já vi muitas gambiarras que prometem melhorar o sinal do Wi-Fi, mas vou colocar somente dicas que funcionam de verdade. Algumas melhorias podem até dar mais trabalho ou exigir um pouco de gasto, mas os resultados são garantidos.

- Troca de Canais - Interferências de outros eletrodomésticos (microondas, telefone sem fio, várias redes Wi-Fi próximas, etc) na mesma frequência, afetam a transmissão, podendo ser a causa do fraco desempenho. A simples troca de canais pode melhorar a cobertura, aumentando o alcance do sinal.

- Antena Mais Potente - Comprar uma antena nova, com maior alcance de transmissão pode resolver seu problema. Se você seguiu as dicas para eliminar ou reduzir a interferência na transmissão e, mesmo assim continua com sinal fraco, esta é uma solução que aumenta a potência de cobertura do sinal de forma definitiva.

- Aumentar o Número de Antenas do Roteador - Isso melhora a propagação, mas não aumenta o alcance. O ideal seria conseguir uma emprestada, fazer o teste e, se melhorar mesmo, comprar mais antenas.

- Atualizar o Firmware - Esta deve ser uma das últimas opções que você deve tentar. Primeiro, porque não é garantia que vai ajudar. Segundo, porque é aconselhável apenas para quem sabe o que está fazendo. Um erro aqui e você pode inutilizar seu roteador para sempre. Não aconselho, mas se decidir tentar, peça ajuda de um amigo que sabe o que está fazendo ou contrate um profissional.

- Replicar o Sinal - Quando o problema é alcance, um aparelho repetidor de sinal (igual ao da foto acima) é mais eficaz do que uma antena extra. Esta é a melhor solução de todas!

Seguindo estas dicas, você vai conseguir melhorar a qualidade de transmissão, aumentar a potência de seu roteador sem fio e conseguir um alcance maior em sua rede Wi-Fi.
Como Melhorar o Sinal da Rede Wi-Fi com Sinal Fraco Como Melhorar o Sinal da Rede Wi-Fi com Sinal Fraco Reviewed by Mauro on 17.8.13 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us