Testar a Força de Senha - Dicas de Senha Forte e Segura!


Teste a força de sua senha e descubra se ela é realmente segura. Veja dicas para gerar uma senha forte e que seja quase impossível de ser revelada.

Muitas pessoas tem a conta do Facebook invadida ou perdem os contatos do Gmail por usarem uma senha fraca. Veja como evitar que isso aconteça com você e ensine a seus amigos como eles pode se proteger também.

Antes de ver as dicas para criar uma senha impenetrável, verifique a força de sua senha e teste para ver se ela é segura.

Foto de um notebook protegido com uma corrente e cadeado.

Dicas de Como criar uma senha muito forte?

O que evitar?

- Usar apenas números;

- Usar apenas letras;

- Usar palavras que existem no dicionário;

- Usar poucos caracteres (poucas letras ou poucos números);

- Usar sequências (123456, qwert, 123abc).

Como aumentar a segurança, tornando-a mais forte?

- A primeira dica é usar uma senha "grande", ou seja, que contenha muitos caracteres. No mínimo devem ser usados 8 caracteres, o ideal é usar pelo menos 10. Quanto maior, mais forte;

- Misture números, pontuação, letras e símbolos;

- Alterne entre letras maiúsculas e minúsculas;

- Sempre que for possível, utilize símbolos ( @, & ).

Também não adianta ter uma senha incrível se o computador estiver infectado por vírus. Veja algumas dicas para proteger o seu PC.

Para aprender mais sobre como criar senhas fortes e seguras, acesse Alterar senhas | Criar senhas fortes | Segurança da Microsoft.

imagem engraçada de uma pessoa que esqueceu a senha.

Como não esquecer?

Pode parecer uma pergunta boba, mas acontece com muitas pessoas. Para facilitar a memorização, siga este exemplo para criar uma senha forte e, ao mesmo tempo, fácil de ser lembrada:

Pl@ñetin2013Planetin2013

Perceba que eu usei Planetin2013 duas vezes. A diferença é que para torná-la muito forte, eu troquei a primeira letra A por @ e coloquei o Til (~) no primeiro N. Também usei letras maiúsculas e números, tornando-a mais forte.

Isso mostra que a senha é extremamente segura e, ao mesmo tempo, facílima de ser lembrada.

Mulher gritando porque teve a conta invadida.

Advertências

Um erro que muitos cometem é salvar a senha em computadores públicos. Quando o Windows perguntar se deseja salvar a senha, clique em não!

Outro falha é fechar a página e esquecer de sair da conta ou encerrar a seção. Isso permite que a próxima pessoa a usar o computador tenha acesso a seus emails, contas de redes sociais, etc.

Agora que você sabe como criar uma senha forte e segura, evite copiá-la em um papel. Embora o próprio site da Microsoft aconselhe, eu considero um risco desnecessário. Primeiro, porque você pode perder o papel. Segundo, porque assim, você não corre o risco de alguém achá-lo e descobrir sua senha.

Seguindo essas dicas, sua senha será muito segura e será quase impossível que alguém consiga descobri-la. Sempre que for trocar de senha, faça este teste novamente.

Recomendo que também leia o artigo Como Colocar Senhas em Pastas para proteger seus arquivos mais importantes de bisbilhoteiros.
Testar a Força de Senha - Dicas de Senha Forte e Segura! Testar a Força de Senha - Dicas de Senha Forte e Segura! Reviewed by Mauro on 21.6.13 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us