Montanha K2 - Fotos da Montanha Mais Perigosa do Mundo


O K2 é uma montanha tão selvagem que consegue ser a mais perigosa do mundo, mais até que o belo e poderoso Monte Everest. Só para você ter uma ideia, enquanto a taxa de fatalidade no Everest é de 7%, no K2 esse número sobe para impressionantes 25%.

Isso significa que para cada 4 alpinistas que tentam escalar esta montanha, 1 não retorna com vida. Ainda bem que estas porcentagens estão diminuindo, graças aos avanços dos equipamentos usados na escalada e aos conhecimentos mais profundos em várias áreas da Ciência.

Montanha K2

Os motivos para esta alta periculosidade são vários, mas os principais são:

Inclinação

O K2 possui uma inclinação muito grande e isso gera duas dificuldades a mais para os montanhistas: torna a ascensão mais cansativa e gera avalanches imprevisíveis. Aliás, as avalanches são responsáveis por uma grande porcentagem das baixas.

Fendas

As fendas cobertas por uma fina camada de neve viram verdadeiras armadilhas. Para evitar serem tragados pelo abismo, a solução que os alpinistas encontraram foi amarrarem-se uns aos outros e manterem-se afastados.

Desta forma, se alguém cair na fenda, ficará suspenso, preso aos companheiros. Isso só funciona se as pessoas mantiverem uma certa distância, caso contrário vão todos juntos.

Altitude

O K2 é mais baixo que o Everest, mas isso não significa que ele não seja extremamente alto. O Everest tem 8.848 metros, enquanto o K2 possui 8.611 metros de altura, ou seja, 237 metros a menos. Em compensação, a inclinação é mais acentuada.

Esta altitude também traz outras consequências perigosas. Sabe-se que, a partir dos 7.500 metros acima do nível do mar, o corpo começa a aumentar a produção de glóbulos vermelhos, trazendo consequências sérias para o corpo.

Uma destas consequências é o engrossamento do sangue, dificultando sua chegada às extremidades do corpo, aumentando as chances de gangrena.

Localização do K2

Localização: Onde fica o K2?

Esta perigosa montanha situa-se no Paquistão, fronteira com a China. É mais uma das gigantescas montanhas que pertencem a Cordilheira de Karakoram, que faz fronteira com a China, a Índia e o Paquistão. Esta cadeia de montanhas é considerada por muitos como parte do Himalaia, a mais alta cadeia de montanhas do planeta.

Primeiros Escaladores

Os primeiros alpinistas a atingirem o cume do K2 foram os italianos Achille Compagnoni e Lino Lacedelli, em 31 de Julho de 1954.

O primeiro e único brasileiro a conseguir esta façanha foi Waldemar Niclevicz, em 29 de Julho de 2000.

Fotos da Majestosa Montanha

Estas imagens mostram toda beleza e perigo do K2!

Os ventos cortantes:

Ventos no cume

Os perigos dos blocos gigantescos de gelo, capazes de despencar e criar uma avalanche a qualquer momento:

Risco de Avalanches

Rota para o cume:

Rota de Escalada

Outra bela imagem do pico:

Expedição com o K2 ao fundo

Veja agora belas imagens, saiba a altura e descubra algumas curiosidades sobre o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo.
Montanha K2 - Fotos da Montanha Mais Perigosa do Mundo Montanha K2 - Fotos da Montanha Mais Perigosa do Mundo Reviewed by Mauro on 2.6.13 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us