Como se Formam os Raios - Aprenda a Proteger TV e PC


Aprenda como os raios se formam, o que fazer para se proteger e como evitar queimar seus aparelhos elétricos e eletrônicos (computador, televisão, etc) destas poderosas descargas atmosféricas naturais.

Uma coisa é certa, os raios podem ser assustadores, mas não tem como negar a beleza e o poder desta poderosa força da natureza!

Raios são descargas atmosféricas em forma de faísca. O Trovão é o som formado pela rápida expansão do ar aquecido (até 30.000 ºC) pelo raio. O Relâmpago é o clarão do raio e pode ser visto a quilômetros de distância.



Como se Formam os Raios

Os raios se originam da diferença de carga elétrica entre nuvens ou, entre as nuvens e o solo. Esta diferença vai se acumulando até provocar um "curto-circuito", uma descarga atmosférica que conhecemos como raio.

Existem 3 tipos de descargas atmosféricas:

- Da nuvem para o solo;

- Do solo para a nuvem;

- Entre nuvens.

Este vídeo contém algumas das imagens que considero mais bonitas, mostrando todo o poder destes incríveis fenômenos naturais: Raios, Relâmpagos e Trovões.


Potência, muita potência!

A potência da corrente elétrica formada pelo raio é dividida em:

- Fraca - 2000 Amperes;

- Média - 30.000 Amperes;

- Forte - 100.000 Amperes.

Só para você ter uma noção da quantidade de energia envolvida, um chuveiro comum tem 30A, isso mostra o poder assustador.


Aprenda como ficar seguro

Veja algumas dicas para se proteger de descargas atmosféricas:

- Em dias de temporais, fique longe de árvores, cercas de arame e postes de iluminação;

- Evite ficar em lugares abertos (ex: campo de futebol) e picos de montanhas;

- Nunca se abrigue debaixo de árvores;

- A água é um ótimo condutor de eletricidade, portanto não nade em piscinas, lagos, rios e, principalmente no mar, pois a água salgada é altamente condutora de eletricidade;

- Evite usar telefone fixo (com fio), pois os fios podem transportar a corrente elétrica de um raio que atinja um poste;

- Permaneça dentro de automóveis, eles irão lhe proteger de possíveis descargas.


Como Evitar a Queima de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos

Quando perceber que uma tempestade está se aproximando, desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas, desta forma, você evita queimar os aparelhos (som, televisão, computador, notebook, etc), caso algum raio atinja algum poste próximo, de sua residência ou empresa.

Para evitar queimar o celular é simples, basta evitar colocá-lo para recarregar durante as tempestades.

Número de Pessoas Atingidas por Raios

Na última década, quase 1400 pessoas foram vítimas de raios no Brasil. Isso porque o Brasil é campeão mundial de raios, com mais de 100 milhões de descargas anualmente. Basta seguir as dicas que foram dadas para ficar longe desta estatística!
Como se Formam os Raios - Aprenda a Proteger TV e PC Como se Formam os Raios - Aprenda a Proteger TV e PC Reviewed by Mauro on 21.4.13 Rating: 5

Nenhum comentário




Siga-nos por aí!

Contact Us