Vulcões Ativos - Tão Fortes Que Fazem a Terra Estremecer.


Fotos e vídeos impressionantes dos vulcões mais ativos do mundo.

Existem forças descomunais na natureza e uma delas é a contida nos vulcões. A energia armazenada por milhares, e até mesmo milhões de anos, um hora vem à tona causando terremotos e tsunamis.


A pressão no interior da Terra se torna tão imensa que chega um ponto em que o peso da crosta terrestre não consegue mais segurar a magma.



A energia pode ser liberada de uma só vez, causando uma estrondosa explosão, seguida de fluxos piroclásticos, mas também pode ser liberada lentamente.

De uma forma ou de outra o espetáculo é fascinante: você presenciar o surgimento de novas ilhas, o nascimento de novas terras.

Os Vulcões Mais Ativos do Mundo


- Tungurahua, Equador - Um dos vulcões mais ativos atualmente. Alternando dias de muita atividade com alguma "calmaria". Uma característica deste gigante é a força de suas explosões, capaz de gerar tremores de terra intensos na região.


- Kilauea, Hawaii - É o mais ativo vulcão do mundo atualmente. É também o mais visitado, pois apesar de estar em atividade constante, a lava vem a tona lentamente. Veja imagens ao vivo do vulcão Kilauea, é só escolha a câmera.




- Rabaul, Papua Nova Guiné - A primeira foto mostra o momento exato em que o vulcão entrou em erupção. A segunda foto é uma imagem tirada do espaço.

Como você pode perceber o raio de ação do vulcão vai muito além de suas cercanias. Na verdade os efeitos são globais, já que uma erupção muito grande pode afetar o clima no planeta inteiro causando uma diminuição da temperatura.

O Super Vulcão Yellowstone é tão gigantesco que, na última vez que entrou em erupção, causou um mini era do gelo. Isso ocorre porque quando o vulcão explode ele pulveriza uma grande quantidade de rocha.

Esta rocha pode ficar suspensa no ar durante anos, refletindo a luz do sol de volta para o espaço. Com uma menor quantidade de luz aquecendo o planeta, ele acaba ficando mais frio.

Os efeitos do resfriamento são temporários. Para acontecer isso o vulcão precisa ter uma classificação alta na escala VEI (Volcanic Explosivity Index).

No site Volcano World tem uma página muito interessante onde você pode localizar todos os vulcões em atividade. Como você pode perceber no área da América do Sul, o Brasil não possui nenhum vulcão ativo.

A região do Japão é uma das mais ativas geologicamente devido a movimentação das placas tectônicas. O movimento das placas causa terremotos e faz com que muitos vulcões entrem em erupção.


- SakuraJima, Japão - Um dos mais ativos do Japão. Nesta incrível imagem, dá para ver raios formados devido ao atrito das rochas em suspensão durante a erupção.


- Etna, Itália - O vulcão mais ativo da Europa É um dos mais altos do mundo. Localizado na Sicília, tem mais de 3.300 metros de altura. Sua altura varia com frequência, já que está sempre em atividade.

Por falar em alto, a foto do Etna foi tirada do alto, muito alto. Do espaço pra ser mais preciso. Foi feita por um astronauta.


- Anak Krakatoa, Indonésia - O vídeo incrível mostra o momento exato em que o Anak Krakatoa entra em atividade.


Anak Krakatoa (ou Anak Krakatau na língua local) que significa filho de Krakatoa, é um vulcão relativamente novo e muito ativo, formado a partir da mega explosão do Krakatoa. Conheça a história deste vulcão, é impressionante.

Os maiores perigos de vulcões ativos são as cinzas e os gases tóxicos. A temperatura extrema, a ponto de derreter o solo e formar rochas ígneas. Outro produto destas erupções são as pedras-pomes ou púmice.


- Monte Santa Helena, Estados Unidos - Veja o vídeo do momento exato em que o vulcão entra em erupção:


Outro vídeo fantástico sobre a erupção do Monte Santa Helena:


Veja fotos tiradas em tempo real do Monte Santa Helena. As imagens são de ótima qualidade. Lembre-se do fuso horário. Quando eu estava fazendo este post era noite e lá, no monte, ainda era umas 15 horas.


- Vesúvio, Itália - Um dos mais famosos do mundo, ameaça constantemente a cidade de Nápoles. Veja o monitoramento do Vesúvio em Tempo Real, a tela é atualizada a cada 40 segundos.

Para saber mais sobre vulcões ativos, acesse Global Volcanism Program. Para ver mais fotos de vulcões em atividade, acesse Apolo 11.com.
Vulcões Ativos - Tão Fortes Que Fazem a Terra Estremecer. Vulcões Ativos -  Tão Fortes Que Fazem a Terra Estremecer. Reviewed by Mauro on 6.6.09 Rating: 5

Um comentário

  1. Thak u!
    isso ajudou mto! Lindas as fotos e os vídeos! bjs
    Luuh Dias ;)

    ResponderExcluir




Siga-nos por aí!

Contact Us