Novo Acordo Ortográfico (COMENTADO) e os Concursos Públicos I.


Veja o que mudou no novo acordo ortográfico da língua portuguesa e já vá se preparando para os concursos públicos mais bem pagos do país.

Como todos nós sabemos, o português é uma das matérias que mais contam ponto nos concursos públicos. Geralmente as respostas têm peso 3.


Isso significa que um concorrente que errar uma questão em português, precisará acertar 3 questões em outras matérias de peso menor para ficar com a mesma nota. Daí a importância de tirar uma boa nota nesta importante matéria.

Até dezembro de 2012 as duas formas serão consideradas corretas. Depois disso, só valerá as novas regras do português, portanto prepare-se desde já e garanta sua vaga.


Veja as principais mudanças:

Inclusão das letras K, W e Y:

- As letras K, W e Y passarão a integrar o nosso alfabeto que passará a ter 26 letras.

Comentário: isso não fará nenhuma diferença na prática, já que estas letras são usadas há munto tempo.

Novas regras para o uso de maiúsculas e minúsculas:

- Os meses do ano e os pontos cardeais serão escritos em minúsculas (janeiro, fevereiro... norte, sul...).

Comentário: com exceção das pessoas que trabalham em jornais, revistas, etc e de CDFs poucas pessoas mais dedicadas e atentas ao uso da língua portuguesa, a maioria da população que já escrevia errado, agora escreverá corretamente.

- Nos títulos de livros poderá ser usado maiúsculas ou minúsculas, entretanto a primeira letra será obrigatoriamente maiúscula.

Comentário: outra mudança que na prática não muda nada. Veja o título deste post. Está em maiúsculas e mesmo que fosse considerado errado seria escrito do mesmo jeito. Assim como algumas manchetes de jornais que vêm escritas todas as letras em maiúsculas. (Viva a liberdade de expressão hehehe).

- Em expressões de tratamento será permitido dupla grafia, ou seja, poderão ser escritas em maiúsculas ou minúsculas. Ex: Exmo ou exmo, Sr ou sr.

Comentário: o problema continua em saber abreviar corretamente o pronome de tratamento tem uns que são complicados. Abreviar Doutor (Dr) todo mundo sabe! Agora, tente abreviar Padre hehehe.

Supressão de consoantes MUDAS:

CC - transacionado, lecionar em vez de transaccionado, leccionar. Se a consoante for pronunciada será mantida: friccionar, perfeccionismo, etc.

CÇ - Ação, reação, etc. Já em fricção, sucção, etc será mantido.

CT - Ato, atual, etc. Mantém-se em bactéria, octogonal, etc.

PC - Percecioar. Já em núpcias e opcional será mantido o "P", pois é pronunciado.

PT - Egito, batismo, etc. Já em inapto e eucalipto serão mantidos.

Comentário: PC aqui não está sendo usado como abreviatura de computador e PT não significa o partido do Lula. Brincadeirinha hehehe. O comentário é que estas mudanças não afetarão em nada os brasileiros pois há muito estas consoantes mudas não são escritas por nós. Isso afetará muito os portugueses já que eles ainda usam Egipto, acto, etc.

Para ficar sabendo de todas as mudanças e muitos links úteis para ter um conhecimento completo sobre estas mudanças veja a segunda parte de "O Novo Acordo Ortográfico (COMENTADO) e os Concursos Públicos II".

Baixe também um guia prático com a nova reforma ortográfica. O guia está em formato PDF, caso você não tenha baixe o leitor de PDF do Adobe.

Veja também o Especial sobre Acordo Ortográfico do portal IG Educação.

Outro link muito interessante é do Conversor Ortográfico do Interney. Você digita o texto antigo e vê como fica convertido com as novas regras.
Novo Acordo Ortográfico (COMENTADO) e os Concursos Públicos I. Novo Acordo Ortográfico (COMENTADO) e os Concursos Públicos I. Reviewed by Mauro on 12.4.09 Rating: 5

Um comentário

  1. Para mim como Portugês acho ridiculo a língua mãe ser alterada para entrar em conformidade com as outras variantes de Português. Como ficou demonstrado por este artigo para os brasileiros pouco muda... Mas para nós já nao é bem assim. Sinceramente enquanto for vivo recuso-me a aceitar estas alterações.

    ResponderExcluir




Siga-nos por aí!

Contact Us